Espécie

Nyctalus lasiopterus (Schreber, 1780)

Nome Comum

Morcego-arborícola-gigante

Sem imagem

Características

Morcego muito semelhante ao morcego-arborícola-pequeno, distinguindo-se apenas pelas maiores dimensões, entre 41 a 46 cm de envergadura. O pêlo é curto e macio com uma cor uniforme, no dorso é castanho-arruivado e no ventre, castanho-claro baço. O focinho, as orelhas e as membranas alares são castanhas-escuras. As orelhas, semelhantes às do morcego-arborícola-pequeno, são um pouco mais largas. A característica mais peculiar dos morcegos-arborícolas é a presença de um trago (estrutura existente no interior da orelha) em forma de cogumelo.


Ecologia

Espécie de hábitos migradores, deslocando-se as populações do norte da área de ocorrência para SE, no Outono. Os abrigos de reprodução são pequenos, com 10 fêmeas e, frequentemente partilhados com outras espécies. No fim de Julho, iniciam-se os nascimentos. Cada fêmea dá origem de 1 a 2 crias por ninhada. Têm duas glândulas mamárias. Habita preferencialmente zonas de floresta (sobretudo caducifólia) durante a migração. Os abrigos de Verão (reprodução) e hibernáculos consistem em buracos de árvores e fendas de rochas.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

Ocorre desde a costa Atlântica da Europa até ao Irão e Uzbequistão e do Norte de África até à Polónia e em algumas regiões da Rússia. Há muito poucos registos confirmados em Portugal continental, apenas no Norte e Centro e na zona mais a este do Algarve; é, no entanto, provável que tenha uma distribuição alargada mas ocorrendo em baixas densidades.

Distribuição Geográfica

Espécie registada no Algarve, mas sem dados de distribuição publicados/conhecidos

Referências

Rodrigues L., A. Rainho e J.M. Palmeirim. 2010. Natureza 2011, Ano do Morcego. ICNB. ISBN 978-972-775-211-9.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.