Espécie

Mustela putorius (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Toirão

Sem imagem

Características

Esta espécie tem 30,5 a 46 cm de comprimento cabeça-corpo nos machos e 29 a 35,5 cm nas fêmeas. O pêlo é castanho-escuro, com a extremidade do focinho branca, bem como o espaço entre os olhos e as orelhas. No Inverno, é possível ver o subpêlo de cor amarelo-claro, por baixo dos pêlos de protecção, mais escuros e esparsos. Nos flancos tem uma tonalidade mais clara e nas orelhas um rebordo esbranquiçado. No primeiro Inverno, o pêlo dos juvenis é amarelo-claro, ocorrendo a muda em Maio/Junho.


Ecologia

Espécie maioritariamente nocturna. Os acasalamentos ocorrem entre Março e Junho, sendo a maturidade sexual atingida no ano subsequente ao nascimento: Março-Maio para os machos e finais de Março para as fêmeas. Têm 2 a 12 crias por ninhada, após um período de gestação de 42 dias e uma ninhada por ano. Têm no máximo 10 glândulas mamárias. São normalmente solitários, podendo observar-se fêmeas com juvenis. Consomem roedores, coelhos, rãs, aves, minhocas, insectos, carcaças. Ocorre em regiões arborizadas e também em margens de rios e pântanos. Habita frequentemente, zonas próximas de propriedades agrícolas. Os abrigos podem ser escavados pelo próprios indivíduos, ser antigas tocas de coelho ou fendas entre rochas. A longevidade máxima registada é de 4-5 anos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

A espécie é comum na zona oeste do Palaeárctico até os Montes Urais, na Federação Russa. Em Portugal existem registos de Norte a Sul, embora, os dados não sejam abundantes.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Relatório Nacional de Implementação da Directiva Habitats (ICNB, 2008).

http://www.iucnredlist.org/