Espécie

Mus spretus (Lataste, 1883)

Nome Comum

Rato-das-hortas

Sem imagem

Características

Espécie com 7 a 8,5 cm de comprimento cabeça-corpo. Tem o dorso acastanhado e a zona ventral acinzentada a branca, havendo um delineamento nítido entre ambas as regiões.


Ecologia

Habita em solos cultivados, preferencialmente húmidos e com vegetação rasteira, jardins e bosques abertos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Espécie endémica do Mediterrâneo, ocorre desde o Sudoeste da Europa (sul da França, grande parte da Península Ibérica e Ilhas Baleares, Espanha) até ao Norte de África (Marrocos, Argélia, Tunísia até ao Norte da Líbia). No Algarve, existem registos desta espécie para os Sítios Classificados da Rocha da Pena e Fonte Benémola, Parque Natural da Ria Formosa e Parque Ambiental de Vilamoura.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN

Amaro, F. (2002). Inventariação e propostas de conservação para os micromamíferos do Parque Ambiental de Vilamoura (P.A.V.). Pequenos mamíferos e propostas de conservação. CENA.

Amaro, F. (2002).Levantamento das espécies de mamíferos existentes na zona terrestre do P.N.R.F.

Amaro, F. (2000). Pequenos mamíferos associados aos Sítios Classificados da Rocha da Pena e Fonte Benémola.

http://www.iucnredlist.org/