-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Mammalia
-
Ordem
Rodentia
-
Família
Muridae
-
Género
Microtus
Características
Espécie com 8,5 a 10,7 cm de comprimento cabeça-corpo. De pêlo denso e aveludado apresenta cores entre o castanho-amarelado a avermelhado na zona dorsal e prateado a cinzento-avermelhado-escuro na zona ventral. Os olhos são pequenos e as orelhas reduzidas e parcialmente escondidas sob o pêlo.
Ecologia
Maioritariamente nocturno e crepuscular, têm 1 a 5 crias por ninhada. As fêmeas possuem 4 glândulas mamárias (inguinais). É uma espécie herbívora, alimentando-se, essencialmente de legumes e gramíneas. Habita galerias subterrâneas.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Ocorre na Península Ibérica e Sul de França. Em Portugal, parece ser mais comum no Centro e Sul do país. No Algarve, apenas foram publicados dados de presença desta espécie, para o Parque Natural da Ria Formosa.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.
Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN
http://www.iucnredlist.org/