-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Mammalia
-
Ordem
Carnivora
-
Família
Mustelidae
-
Género
Meles
Características
Animal corpulento, de tamanho médio, com 68,6 a 80,3 cm de comprimento cabeça-corpo nos machos e 67,3 a 78,7 cm nas fêmeas. O corpo é fusiforme, robusto, com membros curtos e cauda muito curta. A cabeça é triangular e pouco diferenciada do corpo. É cinzento na zona dorsal e preto no ventre e nos membros. A cauda na extremidade é branca, assim como a orla que tem nas orelhas. Possui duas listas negras, que atravessam longitudinalmente a cabeça branca, desde as orelhas, até à ponta do focinho pontiagudo.
Ecologia
Animal de hábitos essencialmente nocturnos, inicia a sua actividade antes do crepúsculo entre Maio e Agosto e depois do crepúsculo no resto do ano. Entre Novembro e Fevereiro entra em letargia ocupando a parte mais profunda da toca. O acasalamento ocorre preferencialmente entre Fevereiro e Maio, podendo ocorrer em qualquer mês. As crias nascem normalmente em meados de Janeiro, atingindo o pico no início de Fevereiro. A maturidade sexual é atingida, nos machos entre os 9 e os 18 meses e nas fêmeas entre o 1º e o 2º ano de idade. O período de implantação diferida dura entre os 3 e os 10 meses. Têm 1 a 5 crias por ninhada, após um período de gestação de 7 semanas e uma ninhada por ano. As fêmeas possuem 6 glândulas mamárias. Os casais reprodutores mantêm-se juntos todo o ano. Esta espécie é bastante sociável, encontrando-se vários indivíduos na mesma toca. Embora a dentição seja característica de um carnívoro, o texugo é um animal omnívoro e oportunista. Alimenta-se sobretudo de frutos, bolbos, raízes, cereais e invertebrados (insectos e minhocas). Ocasionalmente, alimenta-se de pequenos vertebrados, como ratos, musaranhos, aves, anfíbios e répteis. Durante o Inverno e a Primavera, tende a ser carnívoro e no Verão consome com maior frequência frutos e vegetais.O texugo habita paisagens heterogéneas com bosques (onde encontra refúgio) e zonas de pastagens ou terrenos cultivados (onde procura alimento). Habita florestas caducifólias e mistas, matos, terrenos agrícolas e margens de ribeiros. A longevidade máxima registada é de 14 anos.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
A espécie Meles meles está distribuída por toda a Europa Ocidental, Central e Leste Europeu. Em Portugal está representada em todo o país.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.
Amaro, F. (2002).Levantamento das espécies de mamíferos existentes na zona terrestre do P.N.R.F.
Lavinas, C. 2004. Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma contribuição para a sua gestão. Instituto da Conservação da Natureza / Centro de Zonas Húmidas
Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN
Rias (2010-2012). Dados de entrada de animais no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens. Quinta de Marim.
http://www.iucnredlist.org/
http://www.azibo.org/mamiferos/texugo.html