Espécie

Martes foina (Erxleben, 1777)

Nome Comum

Fuinha

Sem imagem

Características

Pequeno carnívoro, com 42-48 cm de comprimento cabeça-corpo. De corpo alongado, a fuinha apresenta uma pelagem castanha, por vezes arruivada. Os seus membros são baixos, a cauda comprida e espessa. A cabeça da fuinha é larga e mais clara que o resto do corpo, as orelhas são salientes e arredondadas e o focinho é afilado. A pelagem apresenta coloração castanha (por vezes arruivada) e possui uma mancha peitoral de cor clara (de branco a creme), que se estende desde a garganta até à zona inicial das patas anteriores e se divide em duas, por uma lista escura longitudinal. As patas são mais escuras que o resto do corpo.


Ecologia

Espécie estritamente nocturna. Os acasalamentos ocorrem no Verão e após um período de gestação de 30 dias nascem entre 1 a 8 crias por ninhada, na Primavera. A implantação é diferida entre 230 a 275 dias.Têm uma ninhada por ano e 4 glândulas mamárias. A sua dieta é essencialmente carnívora, alimentando-se maioritariamente de roedores, aves e bagas. Habita bosques de folha caduca, orlas de florestas, encostas rochosas e abertas, muitas vezes perto de habitações. Refugia-se nas cavidades das árvores, em ajuntamentos de pedras, sótãos, estábulos, celeiros e garagens. Longevidade máxima de 18 anos em cativeiro.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Tem uma distribuição generalizada pela Europa e Ásia Central. Em Portugal é bastante comum, de Norte a Sul do país. No Algarve foi

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN

Rias (2010-2012). Dados de entrada de animais no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens. Quinta de Marim.

http://www.iucnredlist.org/

http://www.azibo.org/mamiferos/fuinha.html