Espécie

Lynx pardinus (Temminck, 1827)

Nome Comum

Lince-ibérico

Sem imagem

Características

Felídeo com 80 a 110 cm de comprimento cabeça-corpo. Apresenta uma pelagem castanho-amarelada com pintas negras e cauda curta com a ponta preta. As suas orelhas possuem pêlos rígidos em forma de pincel, nas extremidades. Possui longas patilhas que crescem progressivamente ao longo do tempo. Os seus membros são robustos, sendo os posteriores mais longos, conferindo-lhe uma grande capacidade de impulsão, enquanto que os anteriores são mais curtos e fortes sendo por isso utilizados na captura das presas.


Ecologia

Carnívoro maioritariamente crepuscular e nocturno. Os acasalamentos ocorrem entre Janeiro e Março, nascendo as crias, após um período de gestação de 63-74 dias, em Maio.Têm uma ninhada por ano, que varia entre as 2 e 3 crias. Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de gamo e veado.Tem como habitats preferenciais os bosques e matagais mediterrânicos onde procura abrigo, utilizando também zonas mais abertas que lhe permitem capturar a sua principal presa.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Criticamente em Perigo (CR)


Distribuição Geral

Espécie endémica da Península Ibérica. Actualmente está extinta em Portugal, estando confinado ao cativeiro – Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves. Em Espanha está limitada a duas populações isoladas com reprodução confirmada: Sierra de Andújar-Cardena e Parque Nacional de Doñana.

Distribuição Geográfica

Espécie registada no Algarve, mas sem dados de distribuição publicados/conhecidos

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

http://www.iucnredlist.org/

http://carnivora.fc.ul.pt/especies/gatobravo.htm

http://naturdata.com/Lynx-pardinus-25088.htm