-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Scolopacidae
-
Género
Lymnocryptes
Características
Ave com cerca de 18 cm de comprimento. Apresenta o dorso escuro, do qual se destacam duas listas amarelas de cada lado. Na coroa possui uma lista média escura e laterais claras. Não apresenta branco nas margens da cauda. Tem um bico comprido, um pouco maior do que a cabeça.
Ecologia
Os habitats mais típicos desta espécie são os restolhos de arroz e outros terrenos alagados (campos de cultivo e pastagens), assim como as margens de pauis. Por vezes podem ocupar orlas de sapais alagados e margens de lagoas ou açudes. Esta espécie alimenta-se, sobretudo, de insectos (adultos e larvas), moluscos, oligoquetas e também de algum material vegetal.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Informação Insuficiente (DD)
Distribuição Geral
Reproduz-se no Norte da Escandinávia e da Rússia e zona Este da Europa. Visitante invernal do mar do Norte e das terras pantanosas costeiras e interiores na Península Ibérica e da Grã-Bretanha. Ocorre ainda em África, no mar Adriático, Arábia Saudita, Irão, Afeganistão, Índia, Vietname e China. No Algarve pode observar-se em Castro Marim, na Ria Formosa e ocasionalmente na Ria de Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/