-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Mammalia
-
Ordem
Carnivora
-
Família
Viverridae
-
Género
Genetta
Características
Carnívoro de médio porte, com 47 a 60 cm de comprimento cabeça-corpo. Silhueta elegante e delgada, possui pelagem amarelo-acastanhada ou cinzenta, com manchas escuras que se fundem ocasionalmente para formar listas longitudinais.A cauda, de tamanho semelhante ao do corpo, apresenta anéis negros que alternam com o cinzento da pelagem.
Ecologia
Espécie de hábitos crepusculares e noctunos, podendo percorrer até 3 Km por hora. Pode reproduzir-se durante todo o ano, contudo, o pico dos nascimentos dá-se entre Abril-Maio e Agosto-Setembro. Têm entre 1 a 4 crias por ninhada, após 70 dias de gestação. Atingem a maturidade sexual aos 2 anos. As fêmeas têm 4 glândulas mamárias.É um carnívoro solitário e territorial cujas áreas vitais, podem ser sobrepostas somente entre indivíduos de sexos diferentes (machos e fêmeas). Utiliza os excrementos, depositados em latrinas, como veículo de marcação do território e de comunicação intra-específica. É um predador omnívoro, consumindo preferencialmente roedores (ratos-do-campo), mas também, répteis, frutos e insectos. Espécie florestal, embora apresenta grande plasticidade adaptativa. Gosta de áreas sossegadas, com vegetação densa e terrenos rochosos, linhas de água. Durante o dia repousa dentro das árvores, normalmente de idade avançada e com grande diâmetro, em silvados ou sob rochas. Longevidade máxima entre os 3 e os 4 anos.
Fenologia
Não indígena (NInd)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se pela Península Ibérica e zona Ocidental de França. Em Portugal é relativamente comum, de Norte a Sul do país.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.
Relatório Nacional de Implementação da Directiva Habitats (ICNB, 2008).
Lavinas, C. 2004. Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma contribuição para a sua gestão. Instituto da Conservação da Natureza / Centro de Zonas Húmidas
Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN
Amaro, F. (2000). Pequenos mamíferos associados aos Sítios Classificados da Rocha da Pena e Fonte Benémola.
Rias (2010-2012). Dados de entrada de animais no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens. Quinta de Marim.
http://www.iucnredlist.org/
http://www.azibo.org/mamiferos/geneta.html
http://carnivora.fc.ul.pt/especies/geneta.htm