Espécie

Rhinechis scalaris (Schinz, 1822)

Nome Comum

Cobra-de-escada

  • Rhinechis scalaris
  • Rhinechis scalaris
  • Rhinechis scalaris
  • Rhinechis scalaris
  • Rhinechis scalaris

Características

Espécie com cerca de 150 cm de comprimento total, atingindo frequentemente os 200 cm. Cabeça larga, bem diferenciada do corpo, com focinho afunilado e saliente relativamente à mandíbula inferior. Os olhos são pequenos, com a íris acastanhada e pupilas arredondadas. Na cabeça, apresenta pequenas manchas escuras bem como na zona de sutura das escamas labiais, sendo também visível uma banda escura desde a parte posterior do olho até à comissura da boca. Dorso acastanhado, amarelado ou de tonalidades rosa, sob duas linhas escuras longitudinais. No centro do seu corpo robusto, assentam 25 a 29 fiadas de escamas dorsais lisas e brilhantes. O ventre pode apresentar tons de branco, cinzento ou amarelo, sobre os quais podem aparecer manchas escuras.


Ecologia

Espécie de hábitos essencialmente nocturnos, pode contudo apresentar actividade diurna. Quando em actividade, a temperatura do seu corpo varia entre os 10 e os 32ºC. A época de reprodução ocorre geralmente entre Maio e Julho, depositando as fêmeas entre 4 a 24 ovos debaixo de pedras, tocas abandonadas ou em buracos por si escavados. A eclosão dá-se após um mês e meio a três meses, entre Agosto e Outubro. A maturidade sexual das fêmeas é atingida aos 5 anos de idade (66 cm de comprimento), enquanto que os machos atingem a maturidade aos 50 cm de comprimento total. Podem viver até aos 19 anos de idade. Tem uma dieta variada, consumindo micromamíferos, répteis, juvenis de coelho-bravo e lebre e várias aves. é uma espécie agressiva, que quando perturbada pode investir sobre a ameaça, contudo é aglifa, pelo que a sua mordedura não acarreta problemas para o Homem. Habita uma grande variedade de isótopos, ocupando preferencialmente áreas secas e expostas, em meios rurais e urbanos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se na Península Ibérica, Noroeste de Itália e Sudeste francês. Em Portugal parece regularmente distribuída , na metade oriental do país sendo mais abundante na região da Estremadura.

Distribuição Geográfica

Referências

Almeida, N., Almeida, P., Gonçalves, H., Sequeira, F., Teixeira, J., Almeida, F. (2001). Anfíbios e Répteis de Portugal – Guias Fapas.

Loureiro,A., Almeida,N., Carretero, M., Paulo, O. (2010). Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.