Espécie

Egretta garzetta (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Garça-branca-pequena, Garça-ribeirinha, Lavadeira, Chisco

Sem imagem

Características

Garça de tamanho médio, com 55-65 cm, distingue-se principalmente pela brancura da sua plumagem. Por vezes podem ser notadas algumas plumas compridas na parte posterior da cabeça. O bico é preto e pontiagudo assim como as patas, que são pretas, mas com os dedos amarelos. Distingue-se da garça-boieira pelo pescoço mais comprido e pelo bico preto e não amarelo.


Ecologia

A época de reprodução desta espécie em Portugal é muito prolongada, iniciando a construção de ninhos em Fevereiro. As posturas ocorrem, normalmente, entre Março e Junho, com 4 ovos, em média. Esta é uma garça gregária podendo reunir várias centenas de casais durante a época de nidificação, em árvores altas, arbustos (Salix, Tamarix), por vezes em caniçais, matas e
ocasionalmente em rochas ou em saliências, falésias e cavidades. Frequenta a orla costeira, estuários, lagoas costeiras, pisciculturas, arrozais, valas, cursos de
água, pauis, açudes e barragens.
Alimenta-se de pequenos peixes e anfíbios, insectos terrestres e aquáticos (larvas e
adultos), também crustáceos, lagartos, minhocas, caracóis, pequenos mamíferos e cobras.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Esta espécie distribui-se pela Europa, Sudeste Asiático, África e Austrália.
Na Europa apresenta distribuição circum-mediterrânica, com as populações mais abundantes em Itália. Nos Açores a garça-branca é uma espécie migratória invernante sendo observada com regularidade em várias ilhas do arquipélago.Em Portugal Continental é uma espécie residente, com população numerosa e distribuição
alargada. No Algarve, é regular nas principais zonas húmidas da região, nomeadamente na ria de Alvor, no Ludo, na ria Formosa e também no sapal de Castro Marim. Também aparece regularmente na lagoa das Dunas Douradas. Durante a época de nidificação pode ser vista uma grande colónia na Ponta da Piedade, perto de Lagos.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

ICN (2006). Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/