Espécie

Citrus limon ((L.) Burm. f.)

Sem imagem

Descrição

Árvore de porte médio, até 6 m de altura, de copa densa, muito ramificada, de folha persistente, espinescentes, de caule e ramos castanho-claros. As folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas. As inflorescências são de flores axilares, brancas ou violeta, em cacho. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina. O fruto é umm hesperídio – uma baga com vária sementes – de formato oblongo a arrendondado, com casca lias ou rugosa, de coloração amarela ou esverdeada. A polpa é translúcida e sabor ácido


Habitat

Terrenos cultivados


Tipo Fisionómico

Mesofanerófito


Época Floração

Março-Abril


Estatuto de Protecção

Não tem


Sinonímias

Citrus x limon (L.) Burm. f. (pro sp.) [medica x aurantifolia], Citrus limonum Risso


Distribuição Geral

Origem desconhecida, provavelmente NW Índia; largamente cultivado nas regiões tropicais, subtropicais e temperadas. No Algarve a região de maior produção localiza-se na Serra de Monchique.


Observações

Espécie frutífera introduzida. Cultivada pelos seus frutos, característicos pela polpa doce e com alto teor de sumo. Tem aplicações tanto na culinária. como na medicina. O fruto é rico em vitamina C, sendo utilizado desde as grandes navegações para combater e prevenir o escorbuto. É utilizado para consumo em fresco ou em conserva, tendo o seu sumo ampla utilização na culinária, no tempero de frutos do mar, aves e suínos, além de servir para a preparação de refrigerantes, doces e bebidas. Planta medicinal - acção Antidiarréica, Antiséptica, Desodorizante., Diurética, Eupéptica, Insecticida, Venotónica, Vermífuga O pericarpo é utilizado no tratamento de varizes, flebites e como vermífugo. O Sumo é utilizado em tratamentos para a gripe, convalescença, falta de apetite e prevenção do escorbuto. Topicamente é usado em aftas, estomatites e outras inflamações orofaríngeas.

Distribuição Geográfica