Espécie

Charadrius dubius (Scopoli, 1786)

Nome Comum

Borrelho-pequeno-de-coleira, Areeiro, Lavandeira, Passarinho-das-areias

Sem imagem

Características

Ave com 15 cm de comprimento. O adulto apresenta fronte branca com banda preta a atravessar a coroa bordejada por uma linha branca estreita. Te uma banda peitoral (“coleira”) completa. Possui um anel orbital amarelo. Em voo, não exibe a barra alar branca e mostra as penas exteriores da cauda brancas. Tem as patas pálidas e o bico é quase todo preto. O juvenil é semelhante mas com marcas na cabeça castanho-escuras e a coleira do peito é muitas vezes interrompida.


Ecologia

Frequenta margens de cursos de água de corrente lenta, lagoas, albufeiras e açudes, nidificando em praias fluviais arenosas, barrentas ou com cascalho.Parece criar, noutros países da Europa, 2 ninhadas por ano. As posturas,são compostas, em média, por 4 ovos que duram entre 24 a 25 dias a incubar. Começam a chegar ao nosso país em Março/Abril e tornando-se raros a partir de Agosto. Este borrelho alimenta-se sobretudo de insectos.


Fenologia

Reprodutor (Rep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pela Europa, África e Ásia. Em Portugal está amplamente distribuido a sul do Tejo, sobretudo no interior, e pouco frequente mais ara norte. No Algarve pode ser visto sobretudo no interior da província (Baixo Guadiana), excepto na passagem migratória, onde ocorre com regularidade junto à costa, por exemplo na ria de Alvor.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/