Espécie

Chalcides bedriagai (Boscá, 1880)

Nome Comum

Cobra-de-pernas-pentadáctila, Cobra-de-cinco-dedos, Fura-pastos

  • Chalcides bedriagai
  • Chalcides bedriagai
  • Chalcides bedriagai

Características

Espécie relativamente pequena, com cerca de 16,6 cm de comprimento total. Aspecto serpentiforme, de cabeça curta e pequena, com um formato cónico. Corpo circular, com escamas largas e lisas resultando num aspecto brilhante. Coloração do corpo é variável, podendo apresentar tons escuros, de cor castanho a cinzento, ou tons mais claros, amarelados ou esverdeados, ambos com reflexos metálicos. Nos flancos e normalmente na zona vertebral, apresenta uma banda larga de tons mais escuros do que a cor de fundo. Apresenta pequenos ocelos amarelados ou esbranquiçados de rebordo escuro distribuidos pelo corpo e cauda, sendo estes mais evidentes na parte posterior do corpo e início da cauda. O ventre possui tons claros. Os membros são reduzidos e providos de cinco dedos.


Ecologia

Espécie de hábitos diurnos, encontra-se activa durante grande parte do dia, com excepção das horas de maior calor, no pico do Verão. Permanece activa desde a Primavera até meados do Outono, podendo entrar em hibernação, nas zonas mais frias.A temperatura corporal dos indivíduos em actividade ronda os 24 e os 35ºC. A época de reprodução inicia-se na Primavera e estende-se até ao Verão. As fêmeas, na maioria dos casos, acasalam com vários machos e sendo uma espécie ovovivípara apresenta um período de gestação de dois meses e meio, nascendo posteriormente entre 1 a 6 crias. Trata-se de uma espécie carnívora oportunista, alimentando-se essencialmente de escaravelhos, aranhas e caracóis. Quando em perigo, pode libertar voluntariamente a cauda (autotomia). Habita preferencialmente zonas secas com escassa cobertura vegetal, matagais e bosques mais ou menos abertos. Gosta de áreas arenosas ou pedregosas.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

É um endemismo ibérico distribuido pela maior parte da Península Ibérica com excepção do extremo Norte (Cordilheira Cantábrica, Astúrias e País Basco). Em Portugal tem uma distribuição ampla (Norte, Centro e Sul), embora de forma dispersa, traduzindo-se em núcleos populacionais isolados.

Distribuição Geográfica

Referências

Almeida, N., Almeida, P., Gonçalves, H., Sequeira, F., Teixeira, J., Almeida, F. (2001). Anfíbios e Répteis de Portugal – Guias Fapas.

Loureiro,A., Almeida,N., Carretero, M., Paulo, O. (2010). Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.