-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Sylviidae
-
Género
Cettia
Características
Ave pequena, com aproximadamente 13 cm de comprimento. Tem a parte superior castanho-avermelhada, uma listra superciliar acinzentada e a cauda arredondada. A parte inferior é esbranquiçada. Por vezes levanta a cauda e revela coberturas infracaudais listradas.
Ecologia
Frequenta habitats associados a zonas húmidas, como sejam ribeiros temporários, rios, valas, represas, pauis, lagoas costeiras e estuários. Habita manchas de vegetação ripícola densa, do tipo arbóreo ou herbáceo. Pode criar 2 ninhadas por ano, sendo as posturas compostas por 4 a 5 ovos. A incubação dura entre 16 a 17 dias. A sua dieta é essencialmente constituída por insectos.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se pelo sul da Europa, norte de África , Médio Oriente e sudoeste da Ásia. Em Portugal, ocorre em quase todo o território nacional, sendo mais escasso no noroeste e também na maior parte do Baixo Alentejo e do Algarve. Nesta última região, pode
ser observado por exemplo no caniçal de Vilamoura, no Ludo, na Quinta do Lago, na lagoa do Garrão, na lagoa das Dunas Douradas, em Castro Marim, na Lagoa dos Salgados no estuário do Arade ou na ria do Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/