Espécie

Calidris maritima (Brünnich, 1764)

Nome Comum

Pilrito-escuro

Sem imagem

Características

Limícola com cerca de 21 cm de comprimento. Tem patas curtas e alaranjadas, bico tão comprido como a cabeça, algo curvo com a base amarelada. No Inverno, a cabeça e o peito são cinzento-escuros e apresenta um anel orbital e garganta brancos. O abdómen é branco com pintas pretas. No Verão, o dorso e as asas são escuras com margens das penas largas, castanho-claras. A cabeça, pescoço, peito e abdómen apresentam-se intensamente malhados.


Ecologia

Habita zonas costeiras rochosas ou zonas costeiras adjacentes a habitats rochosos entre-
marés. Também utiliza estruturas artificiais (e.g. paredões, cais e molhes de portos).Ocorre no nosso país apenas como invernante e pode ser observado sobretudo de Novembro a Março. A dieta desta espécie é constituída por pequenos invertebrados marinhos, que são capturados nas rochas litorais, durante a maré baixa.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Em Perigo (EN)


Distribuição Geral

Nidifica no Árctico e Sub-Árctico, desde o Nordeste do Canadá, Gronelândia, Islândia até ao Nordeste da Sibéria. Inverna nas costas atlânticas da América do Norte e da Europa.Em Portugal Continental a sua distribuição é restrita ás zonas costeiras. Existem muitos registos ao longo da costa atlântica, principalmente em secções de costa rochosa perto de zonas urbanas e alguns registos na costa algarvia e outros locais de costa rochosa. No Algarve pode ser observada na ria Formosa e em Sagres.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/