-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Strigiformes
-
Família
Strigidae
-
Género
Athene
Características
Mocho com, aproximadamente, 23 cm de comprimento. De aspecto redondo, sem “orelhas”, apresenta uma lista superciliar branca, muito marcada. Os olhos são grandes e amarelos e as patas compridas. Tem o corpo castanho com estrias brancas. Os juvenis têm a cabeça mais uniforme e menos estriada de branco, parecendo ter uma espécie de “capuz” escuro.
Ecologia
Habita e nidifica numa grande variedade de habitats. Frequenta olivais, montados de azinho e paisagens em mosaico, onde terrenos agrícolas se intercalam com muros, sebes e bosquetes. Nidifica em buracos de árvores, muros de pedra ou montes de pedras. As posturas ocorrem em Abril e princípios de Maio,com 1 a 5 ovos, após 27 a 28 dias de incubação. A sua dieta é composta por insectos, roedores e lagartixas.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se por toda a Europa, grande parte da Ásia e Norte de África. Em Portugal, é comum de Norte a Sul mas é claramente mais abundante na metade sul do país, com destaque para o litoral algarvio. No Algarve pode ser visto, por exemplo, na ria de Alvor, assim como na lagoa dos Salgados, junto ao cabo de São Vicente e no barrocal algarvio, de que é exemplo a Rocha da Pena. Encontra-se ainda em Castro Marim e na Ria Formosa.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/