-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Ciconiiformes
-
Família
Ardeidae
-
Género
Ardeolla
![Sem imagem](https://almargem.org/biodiv/wp-content/themes/biodiv/images/no-image.png)
Características
Espécie com cerca de 40 a 48 cm. Os adultos, no Verão, apresentam uma coloração acastanhada e um laranja algo baço, no dorso e nos flancos, branco no
abdómen, olho amarelo e bico azul, possuindo penachos que pendem da nuca. No Inverno e na plumagem dos juvenis
a parte superior é castanho-acinzentada, muito malhada de preto. A parte inferior é castanho-amarelada também com riscas pretas. As patas e o bico são amarelo-sombrios, com a extremidade do bico, preta.
Ecologia
Nidifica em zonas húmidas com abundante vegetação palustre. As posturas são compostas por 4 a 6 ovos e a incubação dura entre 22 a 24 dias. Frequenta normalmente zonas com vegetação palustre, lagoas costeiras, arrozais, cursos de água, pauis e açudes. Alimenta-se de rãs, pequenos peixes e insectos aquáticos. Observam-se indivíduos nidificantes entre Abril e Setembro, contudo conhecem-se registos ao longo de todo o ano, sendo as observações de Outono e Inverno relativamente numerosas, tendo em conta a raridade da espécie.
Fenologia
MigRepVis
Estado de Conservação
CR & EN
Distribuição Geral
A sua distribuição estende-se desde o sul da Europa, Ásia Central até à região do Mar Aral, assim como na zona tropical de África e no Norte de África. A maioria das espécies de papa-ratos do Paleártico Ocidental migra para a zona tropical do Norte de África, e em menor proporção para Marrocos, Mediterrâneo, Iraque, Irão e Golfo Pérsico.
Em Portugal, a sua área de distribuição situa-se a sul do Tejo.
Como nidificante, ocupa uma área restrita (cerca de 50 km2). Como invernante são menos de 10 os locais de ocorrência conhecidos. No Algarve é possível observar-se esta espécie na lagoa dos Salgados, e, em menor escala, na Quinta do Lago.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/