Espécie

Ardea cinerea (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Garça-real, Garça-cinzenta, Airão

Sem imagem

Características

É a maior garça em Portugal, com 90-100 cm de comprimento. Tem o corpo robusto, grande, e cinzento mais escuro nas partes superiores e mais claro nas inferiores. A cabeça é branca e preta, com uma pluma negra, longa e estreita até à nuca..O pescoço é longo, o bico é direito, forte e em forma de punhal com tonalidade amarela acinzentada, ficando laranja durante a época de reprodução. As patas são amarelas acinzentadas.Pode ser confundida com a garça-vermelha, distinguindo-se desta
pela total ausência de tons castanhos ou arruivados.


Ecologia

A garça-real reproduz-se entre Fevereiro e Julho, geralmente em colónias com os seus ninhos instalados em pinheiros-mansos, eucaliptos, sobreiros e azinheiras. A postura consiste em 4 a 5 ovos, durando a incubação cerca de 26 dias. Pode ocorrer em vários tipos de massas de água doce ou salobra, como estuários, salinas, aquaculturas, pauis, lagoas costeiras, arrozais, terrenos alagados, valas, barragens, rios, ribeiras, etc. Alimenta-se essencialmente de peixes, anfíbios, pequenos mamíferos, insectos e répteis.Pode viver até 25 anos de idade.


Fenologia

Visitante & Residente (VisRes)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Presente na Europa, África e Ásia.
Em Portugal pode ser observada de Norte a Sul em diversas zonas húmidas ao longo de todo o ano. É menos frequente durante a época de nidificação. Existem colónias nos distritos de Portalegre e Évora. No Algarve é frequente nas principais zonas húmidas da região, como a ria Formosa, o Ludo, a ria de Alvor, o estuário do Arade, a Quinta do Lago, a lagoa dos Salgados, a zona de Vilamoura e a reserva de Castro Marim.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/

http://www.charcoscomvida.org/