Espécie

Urtica membranacea (Poir. )

  • Urtica membranacea
  • Urtica membranacea
  • Urtica membranacea

Descrição

Planta herbácea anual, monóica ou dióica, com pêlos urticantes dispersos. Caules com 15-150 cm de altura, erectos e com pouca ramificação ou mesmo não ramificados. Possui folhas ovais ou cordiformes, lanceoladas, com a base afilada, arredondada ou em forma de coração estilizado. As folhas são ainda dentado-serradas e com a página adaxial nua, excepto de pêlos urticantes e possuem estípulas. As inflorescências são racemos simples, geminados nas axilas foliares, unissexuais ou raramente hermafroditas, as inferiores femininas, menores do que os pecíolos e com as flores inseridas em redor duma ráquis roliça e as flores superiores masculinas, maiores do que os pecíolos e erecto‑patentes. As flores masculinas possuem um perianto constituído por 4 lóbulos iguais e 4 estames, enquanto que nas flores femininas os segmentos do perianto são mais ou menos desiguais. O fruto é brilhante e é um aquénio rodeado pelo perianto persistente.


Ecologia

Prados nitrófilos em locais sombrios, algo húmidos e perturbados, perto de habitações, campos cultivados, baldios, bermas de caminhos. No litoral pode ser encontrada em prados nitrófilos sob coberto de zimbrais. Erva ruderal, nitrófila.


Habitat

Ruderal


Tipo Fisionómico

Terófito


Época Floração

Todo o ano


Estatuto de Protecção

Não tem


Sinonímias

. elevata Banks ex Lowe; U. morifolia var. elevata (Banks ex Lowe) Menezes, var. genuina Menezes


Distribuição Geral

Região Mediterrânica, Noroeste ocidental, Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira (ravinas, locais rochosos).
Introduzida nos Açores.


Observações

Planta com interesse medicinal. A sua infusão é utilizada para dermatoses, e externamente aplicada em cataplasmas para tratamento de eczemas.

Distribuição Geográfica