-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Scolopacidae
-
Género
Tringa

Características
Espécie com cerca de 27 cm de comprimento. Patas e base do bico vermelho-vivo. No Inverno a parte superior é castanha, mais clara e uniforme do que no Verão. A parte inferior é branca intensamente malhada. Em voo, apresenta uma larga área branca no bordo posterior das asas. Os juvenis têm as patas menos vermelhas e penas dorsais escuras orladas a branco.
Ecologia
Utiliza várias tipos de zonas húmidas costeiras e de interior, nomeadamente sapais salobros, salinas abandonadas e lagoas ou albufeiras. Consome gastrópodes, poliquetas e sifões de lambujinhas.
Fenologia
Residente & Visitante (ResVis)
Estado de Conservação
CR & LC
Distribuição Geral
Esta espécie distribui-se pela Islândia, Europa e Ásia Central. A subespécie que ocorre em Portugal distribui-se desde as ilhas Orkney e Shetland, abrangendo a Península Ibérica, Europa do Norte, Norte da Itália, Tunísia, Turquia até à Sibéria.
Em Portugal Continental distribui-se pelo Centro e Sul do território, restrita a várias zonas húmidas costeiras e interiores, nomeadamente Estuário do Tejo, Estuário do Sado, Ria Formosa e Castro Marim. No Algarve pode observar-se na reserva de Castro Marim, Ria Formosa, Lagoa dos Salgados, estuários do Arade e ria do Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/