-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Scolopacidae
-
Género
Tringa

Características
Limícola com cerca de 32 cm de comprimento. Tem patas esverdeadas e bico comprido, de base grossa cinzento-azulada e ponta escura, ligeiramente encurvado para cima. No Verão, a parte superior é cinzenta, marcada com malhas pretas e a parte inferior é, na sua maioria, branca, sarapintada de cinzento. No Inverno o dorso é cinzento e o ventre branco. Os juvenis possuem as penas do dorso pontiagudas, escuras e com as orlas claras ou malhadas. Em voo, as asas são uniformemente cinzento-escuras com o branco do uropígio estendendo-se em “V” até ao dorso.
Ecologia
Habita zonas húmidas costeiras (salinas, sapais, zonas entre-marés) e zonas húmidas de interior (lagoas, pauis). Ocorre também em campos agrícolas inundados.A sua dieta é constituída essencialmente por invertebrados aquáticos mas também consome pequenos peixes.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Vulnerável (VU)
Distribuição Geral
Nidifica desde a Escócia e Escandinávia até à Sibéria. Inverna no Oeste da Europa, Mediterrâneo e África, Médio Oriente, Sul da Ásia, Indonésia e Australásia. Em Portugal Continental ocorre principalmente em zonas húmidas costeiras. No Algarve é observável nas principais zonas húmidas costeiras, como a ria de Alvor, o estuário do Arade, o Ludo, a Quinta do Lago, a lagoa dos Salgados, a ria Formosa e o sapal de Castro Marim.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/