-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Scolopacidae
-
Género
Tringa

Características
Ave com cerca de 20 cm de comprimento. Semelhante ao bique-bique mas sempre mais castanho na parte superior do corpo, com plumagem muito malhada. Tem o uropígio branco e as asas acastanhadas por cima e muito pálidas por baixo. Apresenta uma lista superciliar proeminente, estendendo-se para trás do olho. A cauda tem barras estreitas e as patas são amareladas. As partes dorsais têm marcas brancas grandes, muito notórias nos juvenis. Na plumagem estival, tem os flancos algo barrados.
Ecologia
Espécie não classificada pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. É considerada um migrador de passagem raro a pouco comum e invernante raro ou irregular (Catry et al., 2010). Pode assim ser observado, com maior facilidade, em Março e Abril e novamente em Agosto e Setembro. Frequenta lagoas costeiras, terrenos alagados, margens de pauis, arrozais, charcos, açudes e salinas, não se encontrando, normalmente, em zonas sob influencia das marés. Esta ave alimenta-se sobretudo de invertebrados aquáticos, na sua maioria insectos.
Fenologia
Migrador (Mig)
Estado de Conservação
Não Aplicável (NA)
Distribuição Geral
Este maçarico nidifica na Escandinávia, na Finlândia e na Sibéria. É uma espécie migradora que inverna em África. Em Portugal ocorre sobretudo durante os períodos de passagem migratória. No Algarve, a Ria de Alvor é um local de ocorrência regular. Pode ainda ser observada na ria Formosa e na Lagoa dos Salgados.
Distribuição Geográfica
Referências
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/