-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Scolopacidae
-
Género
Tringa

Características
Limícola com cerca de 30 cm de comprimento. Tem patas vermelhas, bico comprido, rectilíneo e fino com a base da mandíbula inferior vermelha. No Verão, o adulto é completamente preto na parte superior e inferior com pintas brancas nas asas e no dorso. no Inverno, a parte superior é cinzenta e as penas das asas apresentam pintas pretas e margens brancas. Os juvenis assemelham-se mais ao perna-vermelha-comum mas a parte superior é castanha finamente sarapintada de preto e branco. Em voo tem uma mancha oval branca nas costas e a cauda é barrada. Junto aos olhos destacam-se uma espécie de “freio” preto e uma lista superciliar branca.
Ecologia
Habita zonas húmidas costeiras (salinas, zonas entre-marés) e zonas húmidas de interior (lagoas). Alimenta-se sobretudo de invertebrados aquáticos.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Vulnerável (VU)
Distribuição Geral
Nidifica no norte da Escandinávia e Rússia até à Sibéria. Inverna no Oeste da Europa, Mediterrâneo e África, Médio Oriente, Sul da Ásia, até à ilha Formosa. Em Portugal continental apresenta uma distribuição alargada, ocorrendo principalmente
em zonas húmidas costeiras, como o Estuário do Sado, o Estuário do Tejo, e a Ria Formosa. No Algarve é frequente na ria Formosa, onde inverna, e no sapal de Castro Marim, havendo também bastantes registos na ria de Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/