Espécie

Streptopelia decaocto (Frivaldszky, 1838)

Nome Comum

Rola-turca, Rola-de-colar

Sem imagem

Características

Tem aproximadamente 32 cm de comprimento. Tem coloração castanho-clara e acinzentada na parte superior e é rosada na parte inferior. Tem um “colar” interrompido preto, fino, que está ausente nos juvenis. As rectrizes são brancas com base preta.Pode confundir-se com a rola doméstica, contudo, esta última espécie não possui o tom rosado no peito, tem as coberturas infracaudais mais brancas e pouco preto na base da cauda. Emitem sons diferentes.


Ecologia

Frequenta sobretudo zonas urbanas onde na presença de jardins ou outras zonas verdes, de preferência com árvores altas. O ninho é construído em árvores, arbustos ou em sebes altas. Esta espécie pode ter 3 a 6 ninhadas por ano, compostas, em média por 2 ovos. O período de incubação dura entre 14 a 18 dias. A sua dieta é composta, maioritariamente por grãos de cereal e outras sementes, podendo ingerir também as partes verdes das plantas, invertebrados e pão.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se um pouco por toda a Europa e Sul da Ásia. Em Portugal abrange a maior parte do território nacional, sendo claramente mais abundante ao longo da faixa costeira. No Algarve está presente ao longo de toda a costa sul, podendo observar-se por exemplo na zona de Sagres, na ria de Alvor, junto às lagoas do Garrão e das Dunas Douradas ou na Quinta do Lago.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/