-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Laridae
-
Género
Sterna

Características
Ave com cerca de 50 cm de comprimento. Tem um bico grosso e vermelho, com barra preta perto da extremidade, quando não está em reprodução. A parte superior é cinzenta com um barrete preto na cabeça e a parte inferior branca. As primárias externas são escuras por baixo. Os indivíduos de 1º Inverno apresentam primárias externas mais escuras.
Ecologia
Esta espécie inverna em estuários e zonas húmidas costeiras, em particular no Algarve. Espécie pouco comum no nosso território, estando a sua localização concentrada sobretudo nos meses de Inverno. Esta espécie encontra-se no nosso território, entre a segunda metade
de Agosto e os finais de Março. Não existem dados que comprovem o seu regime alimentar, mas tudo indica ser, essencialmente, constituído por peixes.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Em Perigo (EN)
Distribuição Geral
Esta espécie ocorre em todos os continentes, excepto na América do Sul e Antártida. No Paleártico Ocidental, esta espécie ocorre do Báltico e Norte do Mar Vermelho até à Ásia Central. Na Europa existem três populações: mar Báltico, Norte do mar Negro e Norte do mar Cáspio. Estas três populações são migradoras. As populações europeias invernam sobretudo na zona do rio Niger, Mali, África Ocidental, mas alguns indivíduos invernam no Mediterrâneo. Em Portugal a espécie inverna sobretudo ao longo da costa algarvia.O Algarve trata-se da melhor região para a observação desta espécie, pois a quase totalidade dos efectivos invernam nesta área. Em quase todas as zonas húmidas pode ser observada, sendo os melhores locais a reserva de Castro Marim, as salinas de Santa Luzia e Tavira, o Ludo e a lagoa dos Salgados. Menos frequente no estuário do Arade e na ria de Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/