-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Laridae
-
Género
Sterna
Características
Ave pequena, com cerca de 23 cm de comprimento. Tem o bico amarelo com a ponta preta, as patas amarelas e a fronte branca (também no Verão). As primárias mais externas são pretas. Os juvenis têm o dorso com um aspecto “escamoso”, as secundárias mais claras do que o resto das asas e o bico preto.
Ecologia
Espécie de distribuição principalmente costeira. A reprodução ocorre, entre finais de Abril e Julho, em praias e dunas com cobertura de vegetação reduzida, sapais, salinas, pisciculturas e em ilhas situadas em lagoas ou barragens. As posturas são constituídas por 1 a 3 ovos, durando o período de incubação entre 18 a 22 dias. Fora da época de reprodução, apresenta uma distribuição mais alargada, ocorrendo ao longo de toda a costa, sendo comum em zonas estuarinas e em lagoas costeiras, em particular durante a migração pós-nupcial. Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos, em lagoas costeiras e rias mas também no mar, sobretudo no Algarve.
Fenologia
Migrador Reprodutor (MigRep)
Estado de Conservação
Vulnerável (VU)
Distribuição Geral
Ocorre em zonas temperadas e tropicais, entre a Finlândia e Tasmânia. As maiores populações europeias ocorrem em Itália, Espanha e Reino Unido. A maioria da população europeia inverna em África entre a Guiné e os Camarões. Em Portugal nidifica em colónias localizadas nas rias de Faro-Olhão, Aveiro e Alvor, estuários do Tejo, Sado e Mondego, nas lagoas de Santo André e Melides, no sapal de Castro Marim e numa barragem em Elvas, perfazendo uma área de ocupação reduzida (inferior a 1.000 km2).No Algarve é facilmente observável na ria Formosa, sobretudo no Ludo e na Quinta do Lago, nas salinas de Santa Luzia e Tavira, e nos braços da ria entre Cacela-a-Velha e Olhão. Também é comum na reserva de Castro Marim, Lagoa dos Salgados e na ria de Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/