Espécie

Scolopax rusticola (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Galinhola, Bicuda, Marreca

Sem imagem

Características

Ave com cerca de 35 cm de comprimento. A plumagem é castanho-arruivada, muito críptica, com largas barras transversais na cabeça e denso barrado ventral. Tem o bico muito comprido (uma vez e meia a cabeça). É mais encorpada e compacta do que a narceja-comum e tem asas curtas e largas.


Ecologia

Habita todo o tipo de formações florestais, desde carvalhais, pinhais, eucaliptais, montados e matas ripícolas, particularmente aquelas que apresentam uma manta morta espessa, húmida e facilmente penetrável pelo bico da ave. A sua dieta é constituída, essencialmente, por minhocas e por larvas de insectos. Ave principalmente nocturna.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

Distribui-se pelos Açores, Madeira, ilhas Canárias e Britânicas, Europa Ocidental, Cáucaso, China, Norte da Índia até ao Japão. Inverna no Oeste e Sul da Europa, Norte de África, Índia e Indochina.
Em Portugal Continental distribui-se principalmente no Norte do país. No Algarve a espécie ocorre nas serras de Monchique e do Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/