Espécie

Rorippa nasturtium-aquaticum ((L.) Hayek )

  • Rorippa nasturtium-aquaticum
  • Rorippa nasturtium-aquaticum
  • Rorippa nasturtium-aquaticum
  • Rorippa nasturtium-aquaticum

Descrição

Planta perene, herbácea, rasteira, de caules relativamente compridos, tenros, verde-claro com tonalidade levemente avermelhada; estriados, de secção poligonal que enraízam com facilidade.
As folhas são simples, lirado-pinatisséctas (dando ideia de se tratar de uma folha composta), alternas, sem estípulas, com 5 a 9 lobos, sendo o central maior de formato pentagonal e os demais formando 2, 3 ou raramente 4 pares sendo menores, quase ovalados e de ápice afilado. Face ventral verde-escura brilhante e dorsal verde-esbranquiçado e fosca. As flores pequenas, cíclicas, hermafroditas, actinomorfas, diclamídeas. A sépalas são em número de 4. A Corola é cruciforme com 4 pétalas, brancas e alternas com as sépalas. As flores estão reunidas em rácimos axilares o terminais. Os frutos são pequenas síliquas que encerrram poucas sementes. Floresce em Janeiro.


Habitat

Ripícola


Tipo Fisionómico

Helófito


Época Floração

Março-Junho


Estatuto de Protecção

Não tem


Sinonímias

Nasturtium nasturtium-aquaticum (L.) H.Karst. Nasturtium officinale R.Br. in W.T.Aiton Radicula nasturtium Cav. Rorippa nasturtium Beck Sisymbrium nasturtium-aquaticum L. Sisymbrium nasturtium Thunb.


Distribuição Geral

Pensa-se que seja nativa de grande parte Europa (excepto extremo N), Cáucaso, W e C Ásia, N e W China, subcontinente Indiano (Paquistão), N África e Macaronésia (excepto Cabo Verde); actualmente cosmopolita.


Observações

É utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por Gregos e Romanos, que o apreciavam em banquetes ricos em especiarias e saladas picantes. Frequentemente utilizado em saladas ou sopas, é considerado uma das principais fontes de vitamina A. Apresenta ainda teores significativos de vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.

Distribuição Geográfica