• Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
  • Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve

“#AÚltimaGota_Algarve” é uma campanha de informação e sensibilização que assenta numa estratégia regional de Educação Ambiental que abrange os 16 Municípios que compõem a região do Algarve. Pretende-se que as ações previstas na candidatura conduzam a uma mudança de atitudes e comportamentos da população fomentando uma boa gestão do recurso mais precioso do Planeta Terra e necessário à vida, o recurso esgotável que é a Água. Este projeto é financiado pelo FUNDO AMBIENTAL, no âmbito do Aviso nº 7777/2020 "Produção e Consumo Sustentáveis".

 

Os objetivos deste projeto são: a Sensibilização Ambiental, envolvendo ativamente as escolas, população residente, empresários, autarquias, organizações não-governamentais e outras instituições públicas ou privadas; o Incentivo à Gestão e ao Consumo Sustentável dos recursos naturais, em particular da Água, informando e sensibilizando o maior número possível de cidadãos, residentes no Algarve; a Disseminação de informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza, através da disponibilização de informação online; o Fomento de iniciativas de reflexão e debate, através de webinars; e a Capacitação de empresários, público-geral, agricultores, técnicos de entidades públicas e privadas, sobre a possibilidade da utilização de águas residuais em vários setores.

 

No âmbito deste projeto foram elaborados e executados os seguintes materias e ações:


A.Participação Ativa do Público

 

A1. Ações de educação ambiental nas escolas. Foi elaborado um Jogo da Glória em tamanho grande (5mx5m) e um Pop-up com linguagem simples e design apelativo, destinado a alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo, e um quiz online adaptado a todos os graus de escolaridade (com exceção dos jardins de infância), com o objetivo de levar as turmas das várias escolas do Algarve a saber mais acerca da temática da água. Tendo em conta as restrições impostas pela pandemia, não foi, para já, possível realizar ações presencialmente, tendo sido enviado o quiz online para todas as escolas. O Jogo da Glória está disponível para requisição por todas as escolas do Algarve que pretendem receber esta atividade.

 

A2. Concurso de ideias “Criação de Mascote” destinado ao ensino superior. Os alunos do Curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve foram desafiados a conceber uma Mascote para o projeto, que será utilizada em alguns dos materiais criados no âmbito desta candidatura. Consulte abaixo o regulamento do concurso, a apreciação do júri e a proposta vencedora.

- Regulamento do Concurso de Ideias “Criação de Mascote”

- Divulgação de Resultados

- Proposta vencedora

mascote policromática frente CMYK

B.Efeito Multiplicador

 

B1. Ação de Capacitação “Cada Gonta Conta”. Esta ação, levada a cabo pela Associação In Loco, teve como objetivo contribuir para a implementação do Decreto-lei - 119/2019 de 21 de agosto que regulamenta a Água para Reutilização (ApR). Através da participação nos diferentes módulos, os participantes ficaram capacitados para proceder ao licenciamento da ApR e tiveram oportunidade de conhecer vários modelos e boas práticas de tratamento de águas residuais.



C.Sensibilização Ambiental

 

C1. Curta-metragem de animação. Com o objetivo de sensibilizar para poupança da água no Algarve, a curta-metragem de animação mostra o consumo desenfreado da água no Algarve, nos vários setores (Turismo, Agricultura, Golfe, Doméstico) sem haver qualquer tipo de consciência de que é um recurso limitado. Apela-se à mudança de atitudes, investindo na poupança e reutilização. Assista aqui à curta-metragem #AÚltimaGota_Algarve.

 

Curta-metragem #AÚltimaGota_Algarve from Associação Almargem on Vimeo.

 

C2. Jogo didático online “Quiz #AÚltimaGota_Algarve”. Este jogo pretende testar os conhecimentos da população geral, dos mais jovens aos adultos, na temática da água, procurando informar e sensibilizar de uma forma “leve”, lúdica e didática. Aceda aqui ao quiz.

  Sem Título

 

C.3. Exposição Itinerante #AÚltimaGota_Algarve. Esta exposição proporcionará ao visitante uma experiência interativa, destacando-se da clássica abordagem e promovendo uma fixação dos conceitos mais efetiva. Abordará as seguintes temáticas: informação geral acerca da disponibilidade de água; stress hídrico no mundo; evolução do estado de seca em Portugal, nos últimos anos; água no Algarve – quantidade gasta por cada setor e consumos de água no setor doméstico, na agricultura, pelo golfe e pelo turismo. Terá ainda uma zona de reflexão, onde será passada a curta-metragem.

 

C4. Materiais de sensibilização. Elaboração de um roll-up de divulgação geral do projeto “AÚltimaGota_Algarve” para utilizar nos eventos em que a Almargem marcar presença.



D.Participação Passiva do Público

 

D1. Guia Digital - Dicas de poupança de água e descodificador de políticas ambientais. Com o objetivo de disponibilizar e simplificar a informação para toda a população, foi elaborado um guia com dicas de poupança simples, que cada pessoa pode adotar, incentivando à adoção e alteração de comportamentos que levem ao uso eficiente de água e à poupança de água, despertando ou aumentando a sua consciência ambiental. O guia contém ainda informação sobre: instrumentos de planeamento da água; leis que regulam o uso de água; impactes das descargas no saneamento de objetos não adequados ao tratamento de águas residuais; descodificador de faturas; como e a quem reportar perdas de águas. Poderá consultar o guia aqui. (Deverá aceder ao guia digital através do programa Adobe Acrobat Reader, para poder tirar o melhor partido de todas as funcionalidades.)

guia digital

 

D2. Webinar – Debate: A paisagem Mediterrânica no Algarve – Passado, Presente e que Futuro? Este webinar, que ocorreu a 21 de novembro de 2020, teve como objetivo fazer um ponto de situação e reflexão sobre as culturas que têm ocupado, nos últimos anos, o território da região, onde se registou um acréscimo no investimento das espécies com maior exigência hídrica, em detrimento das culturas que necessitam de pouca rega, nomeadamente os pomares de sequeiro, que foram outrora imagem de marca do Algarve. Consulte aqui o cartaz e assista ao vídeo da sessão.

 

D3. Webinar – Desmistificação do Uso de Águas Residuais. Ocorreu a 24 de novembro de 2020, o webinar que teve como objetivo desmistificar o uso das águas residuais, apresentando casos de sucesso e boas práticas internacionais e portuguesas, com o objetivo de dotar as entidades públicas e privadas de informação válida e incentivá-las à criação das condições para a sua utilização. Consulte aqui o cartaz e assista ao vídeo da sessão.

 

D4. Debate – Deem Hipótese à Água. Neste debate procurou dar-se resposta a várias questões relacionadas com crescente escassez de água na região, devido às alterações climáticas e ao consumo desmesurado. Quais as soluções para curto e longo prazo? Quais destas estão já a ser implementadas? E o que podemos nós fazer? Onde é que estamos a falhar e onde podemos intervir? Foram algumas das questões colocadas neste debate de emergência pela água no Algarve. Consulte aqui o cartaz e assista ao vídeo da sessão.

 

D5. Ficha da Pegada Hídrica. Dirigida a alunos do 5º ao 12º ano, esta ficha poderá ser trabalhada nas aulas de Matemática, Ciências da Natureza, Cidadania ou noutra que se considere pertinente. Consiste numa apresentação do conceito de pegada hídrica e num questionário aos alunos sobre os seus consumos e hábitos diários. Posteriormente os alunos terão que calcular a sua pegada hídrica, baseada nas suas respostas ao questionário e utilizando os dados de consumo de água que indicamos para cada uma das questões apresentadas.

Ficha da Pegada Hídrica

- Folha de Respostas

 

 

Assinatura e-mail 

 
Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions