Valorização de Zonas Húmidas no Algarve
Este é um projecto de extrema importância para o conhecimento e preservação de áreas fulcrais para a região do Algarve.
O projecto Valorização de Zonas Húmidas no Algarve consiste num conjunto de acções que visam aprofundar o conhecimento científico de 3 zonas húmidas algarvias - Alagoas Brancas (Lagoa), Sapais de Pêra e Lagoa dos Salgados (Silves, Albufeira), Trafal e Foz do Almargem (Loulé) - através de análise de documentação já existente, realização de saídas de campo e produção de relatórios técnicos. Para além de medidas concretas com vista à preservação de espécies e habitats naturais, pretende-se também criar as bases para uma eventual futura classificação destas zonas como áreas protegidas de âmbito local, criando as ferramentas de conhecimento. Pretende-se com este projecto:
- Consolidação do conhecimento de vários espaços naturais com características diferenciadas mas com relevância significativa em termos de consolidação da biodiversidade e conservação de habitats.
- Análise do impacto social e económico da eventual classificação destas zonas como áreas protegidas.
- Sensibilização das populações sobre a valorização dos ecossistemas e para a fruição saudável e redução da pressão sobre estes pelas comunidades e agentes económicos.
- Apresentação de propostas concretas com vista à preservação da natureza nas zonas em causa.
Este projecto conta com a colaboração de entidades e investigadores de renome e que garantem a qualidade técnica e científica deste estudo, que esperamos venha a ter um papel de relevo na defesa do património do Algarve.