-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Muscicapidae/Turdidae
-
Género
Luscina
Características
Tem aproximadamente 14 cm de comprimento. Os machos possuem o peito azul. As fêmeas da ssp. Cyanecula têm uma mancha branca na garganta e uma barra preta no peito. Os juvenis são malhados. A cauda é bastante distintiva, apresentando a base das rectrizes exteriores de uma coloração castanho-viva.
Ecologia
Frequenta sapais, caniçais, juncais e povoamentos similares, tendo preferência, pelo menos no Inverno, por zonas de água salobra sujeitas ao regime de marés.O pisco-de-peito-azul é sobretudo um migrador de passagem e invernante que está presente de Janeiro a Março e de Agosto a Dezembro. A sua alimentação é, essencialmente, constituída por invertebrados.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se pela Europa, África, Ásia e Alasca. Em Portugal, esta espécie encontra-se de norte a sul do país, durante as passagens migratórias e no Inverno, ainda que seja rara no interior e tenha uma distribuição localizada mesmo no litoral. No Algarve pode observar-se na reserva de Castro Marim, na Ria Formosa, Lagoa dos Salgados, estuários do Arade e ria de Alvor.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/