-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Alaudidae
-
Género
Lullula

Características
Ave com aproximadamente 15 cm de comprimento. A parte superior do corpo é malhada de castanho e castanho-amarelado e a parte inferior é branca com listras castanhas e castanho-amareladas no peito. Tem listras superciliares claras bem visíveis que se juntam na cabeça. Possui uma pequena mancha branca e preta na dobra das asas. A cauda é curta com pontas brancas e o bico é fino.
Ecologia
O habitat da cotovia-dos-bosques é muito variado, ocupando usualmente pastagens e solos pobres. Os requisitos básicos de habitat são, solos descobertos intercalados com zonas de vegetação rasteira para alimentação, com áreas de vegetação mais alta para nidificar e dormir, e árvores ou
arbustos para cantar. Em Portugal frequenta uma grande variedade de habitats, como montados abertos, matos esparsos com árvores, dunas arborizadas, olivais e mesmo mosaicos de zonas agrícolas e bosque, particularmente pinhal. Prefere zonas que tenham algumas árvores. Na Europa, a espécie pode criar 2 a 3 ninhadas por ano, sendo estas constituídas por 2 a 6 ovos. O período de incubação pode durar entre 12 a 15 dias. Na época de nidificação alimenta-se principalmente de insectos de tamanho médio, aranhas e larvas que são capturadas na zona baixa de vegetação alta. No Inverno prefere sementes.
Fenologia
Rep & Vis
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Espécie de distribuição temperada e mediterrânica, estendendo-se à zona boreal e de estepe. A Cotovia-dos-bosques é uma espécie de distribuição europeia, cuja área de nidificação se estende
desde o Norte de África e Península Ibérica até ao Mar Cáspio. Mais de ¾ da população mundial encontra-se na Europa, onde nidifica desde o Sul da Fenoscândia até ao Mediterrâneo, e da Europa Central e Ocidental até aos Urais. A sua área de
distribuição na Europa compreende a Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Moldávia, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia. Parcialmente migradora, invernando na zona ocidental e sul da sua área de nidificação assim como no Norte de África e Médio Oriente. Em Portugal ocorre em todo o território mas é menos frequente próximo do litoral. No Algarve pode ser avistada no Baixo Guadiana, Castro Marim, Sagres e nas serras de Monchique e do Caldeirão.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/