-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Sylviidae
-
Género
Hippolais
Características
Tem aproximadamente 13 cm de comprimento. Possui a parte superior do corpo castanho-esverdeada e a parte inferior creme-amarelada. O bico é bicolor, mais pálido na mandíbula inferior, e patas acastanhadas. Possui ainda uma pequena lista pálida entre o olho e o bico. A forma do bico, mais largo e robusto, e a dimensão corporal, permitem separar esta felosa da felosa-comum e da felosa-ibérica, às quais se assemelha em termos de coloração.
Ecologia
Ave típica das matas ripícolas e das sebes bem desenvolvidas, com arbustos e silvados, biótopos onde tem uma presença muito frequente. Pode ocupar orlas de bosques, montados com coberto arbustivo, canaviais, matos desenvolvidos e bosques mediterrânicos. A época de reprodução inicia-se em Abril, podendo prolongar-se até Julho. Criam 1 ninhada por ano, sendo as posturas compostas por 4 a 5 ovos. O período de incubação dura entre 11 a 13 dias. Esta é uma espécie estival, permanecendo no nosso território entre meados de Abril e Setembro, sendo os melhores meses de observação os de Maio e Junho. Esta é uma espécie insectívora, podendo consumir alguns frutos e bagas antes da migração.
Fenologia
Migrador Reprodutor (MigRep)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se pelo sudoeste da Europa e noroeste de África, no Verão e Inverna na África subsaariana. Em Portugal, encontra-se por todo o território continental. No Algarve, a espécie é particularmente comum na serra do Caldeirão, assim como em zonas de barrocal como a Fonte da Benémola. Ocorre também na ria de Alvor e na serra de Espinhaço do Cão. Durante a passagem migratória, os melhores locais para observação da espécie são Sagres e o Ludo.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/