Espécie

Himantopus himantopus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Pernilongo, Perna-longa, Esparrela, Garrancho, Pernalta

  • Himantopus himantopus

Características

Ave limícola com 42 a 45 cm de comprimento. Apresenta umas pernas bastante longas, pescoço alongado, cabeça arredondada e bico comprido, direito, fino e pontiagudo. As patas são cor-de-rosa e o bico preto. A plumagem é branca, com o manto e as asas pretos. Os adultos têm zonas pretas de tamanho variável no pescoço e na cabeça que no Inverno e nos juvenis são acastanhados.


Ecologia

Frequenta quer biótopos dulciaquícolas, quer águas salobras e mesmo águas de elevada salinidade. As posturas iniciam-se em Abril e cada ninho é normalmente composto por 4 ovos, durando a incubação cerca de 22 a 25 dias. Esta espécie alimenta-se quase exclusivamente de insectos aquáticos.


Fenologia

Reprodutor (Rep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

No Paleárctico Ocidental e durante a época de reprodução a espécie distribui-se de uma
forma descontínua pela Europa Ocidental e Meridional, Balcãs, Ucrânia e Cáucaso. Ausente na Europa Central e Escandinávia.
Distribui-se pela Albânia, Áustria, Alemanha, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Chipre,
Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Moldávia, Portugal, Roménia, Rússia, Turquia e Ucrânia. Pode também ocorrer nos Açores, Ilhas Canárias, Irlanda, Luxemburgo, Madeira Polónia, República Checa, Suécia e Suíça. A área de distribuição da espécie como nidificante no território continental, abrange sobretudo as zonas costeiras estuarinas a sul da Bacia do Rio Vouga. É frequente ainda em lagoas, albufeiras, arrozais e mesmo pequenos charcos, quer na costa quer no interior a sul do Tejo. De Inverno, ocorre ao longo da costa quer nos estuários quer em lagoas costeiras, mas apenas a sul do Mondego. No Algarve pode ser visto com facilidade no Ludo, na ria de Alvor, na Quinta do Lago, nas salinas de Santa Luzia e na reserva de Castro Marim. Também ocorre no estuário do Arade e na lagoa dos Salgados.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/