Espécie

Gavia stellata (Pontoppidan, 1763)

Nome Comum

Mobelha-pequena

Sem imagem

Características

É a mobelha mais pequena, com cerca de 55-65 cm de comprimento e a mais acastanhada das três. O seu dorso é pintalgado, mas apenas visível a uma curta distância. Esta espécie é invernante no nosso país, por isso é comum a observação da sua plumagem de Inverno onde o pescoço e as faces são brancas, sobressaindo os seus olhos. Os juvenis, por esta altura, apresentam estrias finas que escondem a face e o pescoço, nas laterais. O bico é fino e ligeiramente levantado.


Ecologia

Frequenta águas costeiras pouco profundas, baías e praias, por vezes ocorre em estuários e lagoas costeiras. No nosso país, apenas é visível entre os meses de Outubro e Março, embora os registos da sua presença sejam baixos (espécie rara). Alimenta-se preferencialmente de peixes mas também de outros organismos aquáticos. O regime alimentar referido não corresponde ao período de ocorrência no nosso país.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Não Aplicável (NA)


Distribuição Geral

É uma espécie migradora que se reproduz nas regiões árticas do hemisfério norte e inverna ao longo das costas do Pacífico e Atlântico da América do Norte até o sul da Flórida e da Califórnia (EUA), costa de Portugal, Mar Mediterrâneo e Mar Negro, e da costa do Pacífico da Ásia até o sul e sudeste da China.

Distribuição Geográfica

Referências

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Turismo do Algarve (2012). Guia de Observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

www.avesdeportugal.info/