Espécie

Felis silvestris (Schreber, 1775)

Nome Comum

Gato-bravo, Gato-cabeçana, Gato-montês

Sem imagem

Características

Espécie com 48 a 68 cm de comprimento cabeça-corpo (média), semelhante a um gato doméstico ( Felis catus) listado ou malhado, mas mais robusto. O gato-bravo não tem pintas no corpo, só listas.A sua principal característica distintiva é a sua cauda grossa e de aspecto tufado, que apresenta 3 a 5 anéis pretos, largos e bem espaçados, terminando numa ponta negra arredondada. Os olhos são cor de âmbar e o nariz rosado.


Ecologia

Carnívoro essencialmente nocturno, extremamente difícil de observar na natureza.Os acasalamentos ocorrem no final do Inverno e na Primavera e os nascimentos entre Abril e Setembro, com um pico em Maio. Normalmente têm 1 ninhada por ano, com 3 a 6 crias por ninhada. O período de gestação é de 63 a 69 dias. Atingem a maturidade sexual aos 9-12 meses. A sua dieta assenta essencialmente em pequenos roedores e lagomorfos, mas também em aves, anfíbios e peixes. São animais solitários e territoriais, excepto na época de reprodução. Ocupa habitats florestais, tais como matagais mediterrânicos, florestas e bosques caducifólios ou mistos e, marginalmente, florestas de coníferas, podendo também ser encontrado em habitats abertos. As áreas ocupadas pela espécie caracterizam-se também por uma baixa densidade humana, sendo evitadas áreas de agricultura intensiva. As zonas rochosas parecem ser um micro-habitat
preferido. A longevidade máxima registada é de 11 anos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Vulnerável (VU)


Distribuição Geral

O gato-bravo apresenta uma distribuição geográfica ampla e fragmentada, que
abrange a Europa, Ásia e África. Na Europa Ocidental, a subespécie Felis silvestris
silvestris ocorre na Península Ibérica, Nordeste de França, Luxemburgo, Sul da
Bélgica, Oeste da Alemanha e no Norte da Escócia. Em Portugal, a distribuição parece generalizada com possíveis ausências na faixa litoral do Norte e Centro e no Algarve litoral.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Relatório Nacional de Implementação da Directiva Habitats (ICNB, 2008).

Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN

http://www.iucnredlist.org/

http://carnivora.fc.ul.pt/especies/gatobravo.htm