Espécie

Coturnix coturnix (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Codorniz, Calcaré, Papalvo, Paspalha, Tem-te-lá

Sem imagem

Características

Ave pequena e compacta, com cerca de 17 cm de comprimento. Acastanhada, com listas claras, possui estrias longitudinais na cabeça, ao contrário dos perdigotos, e os machos possuem o centro da garganta preto.


Ecologia

Ocorre em campos abertos cultivados. Alimenta-se de sementes, folhas verdes e invertebrados. Em Dezembro muitas das aves residentes estão já acasaladas, contudo as posturas poderão iniciar-se só em Março. No sul, as eclosões podem ocorrer ainda no início de Outubro. Os ninhos são feitos no solo, escondidos entre plantas herbáceas altas. Geralmente contêm entre 8 a 13 ovos, e são incubados durante 17 a 20 dias.


Fenologia

MigRep/Vis/Res


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

A distribuição mundial da espécie inclui a Europa, a Ásia e a África. No Algarve ocorre tanto em zonas húmidas como o Ludo, o estuário do Arade, Castro Marim e a lagoa dos Salgados, como em zonas mais secas – por exemplo, junto ao cabo de São Vicente e na serra do Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/