Espécie

Asio otus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Bufo-pequeno, Toupeirão, Coruja, Mocho

Sem imagem

Características

Ave com cerca de 35 cm de comprimento. Tem “orelhas”, olhos cor-de-laranja e o disco facial castanho-arruivado. A parte superior tem malhas castanho-claras e castanhas e a parte inferior é castanho-amarelada, com malhas castanhas.


Ecologia

O habitat no Continente é constituído por pinhais (Pinus spp.), carvalhais (Quercus spp.), pequenos soutos (Castanea sativa), matas ribeirinhas e por montados de azinho (Q. rotundifolia) abertos, com sobreiros (Q. suber) e pinheiros no sul. Tem sido observada a nidificar em ninhos antigos de aves de rapina diurnas, principalmente, construídos em pinheiros, sobreiros e azinheiras.Pouco se sabe sobre a biologia de reprodução do bufo-pequeno, mas num estudo feito em Arraiolos, esta espécie iniciava as posturas entre Março e Maio. As posturas são, normalmente, constituídas por 3 a 5 ovos, que são incubados por um período de 25 a 30 dias. A sua dieta é composta, na sua maioria, por pequenos mamíferos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

Ocorre no Holárctico, com uma distribuição desde aproximadamente o Círculo Polar Árctico até às regiões mediterrânicas e de estepe. No Paleárctico nidifica desde as Ilhas Britânicas, Península Ibérica e Marrocos até ao extremo leste da Sibéria, Kamchatka e Japão e de Norte para Sul desde a Escandinávia e Sibéria até o noroeste de África, Ásia Menor, região do sudeste do Mar Cáspio, com bolsas no norte do Paquistão, Índia e sudoeste da China. As populações do Norte do Paleárctico, são migradoras, invernando no Egipto, norte da Índia e no sul da China, enquanto que as meridionais são principalmente sedentárias. Nidifica em quase todo o território continental nacional, com uma distribuição provavelmente não tão dispersa como a indicada nos atlas. No Algarve, durante a passagem migratória outonal, o bufo-pequeno aparece por vezes na zona do cabo de São Vicente

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/