Centro Ambiental de Loulé e da Pena
O Centro Ambiental (CA) é constituído por dois pólos: o Centro Ambiental da Pena (CAP), em funcionamento desde 1992 numa antiga Escola Primária da aldeia da Pena (freguesia de Salir, na Beira Serra) e o Centro Ambiental de Loulé (CAL), inaugurado em 2013, no Parque Municipal da cidade.
O CA nasceu fruto de uma parceria estratégica entre a Associação Almargem e a Câmara Municipal de Loulé, ambicionando responder às necessidades locais em termos de educação e sensibilização ambiental, desenvolvimento integrado, promoção e valorização do património cultural e ambiental da região.
O CAP, dada a sua localização e as próprias características do espaço, privilegia o contacto com o mundo rural e natural, com a pequena povoação de hábitos rurais e a proximidade à Rocha da Pena, uma Paisagem Protegida Local. Aqui existe ainda um espaço amplo dedicado à horta biológica e aromáticas, um charco que possibilita a vida a pequenos peixes e anfíbios assim como uma grande diversidade de plantas e insetos e um jardim pedagógico, com canteiros temáticos. O CAL, por seu turno, está no coração da cidade de Loulé, um contexto urbano, completamente diferente da CAP. Trata-se de um centro mais próximo da população e inserido no Parque Municipal que permite uma abordagem pedagógica virada para a interpretação da flora ornamental e silvestre.
Objectivos
- Educar para a importância da preservação do ambiente, procurando debater temáticas relacionadas com problemas ambientais atuais;
- Dar a conhecer o património natural e cultural do interior algarvio, sensibilizando para a importância da valorização e preservação dos recursos naturais do concelho e da região;
- Contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada.
Público-alvo
As atividades de EA dinamizadas destinam-se aos alunos do pré-escolar e dos vários ciclos do ensino básico e ensino secundário das escolas da região do Algarve e a grupos organizados como ATL’s, associações, entre outros. Também dinamizamos atividades socioculturais e de valorização dos recursos endógenos com a população sénior da aldeia da Pena.
As atividades programadas são adaptadas à faixa-etária, necessidades, interesses e motivações dos participantes.
Temáticas
Os tópicos abordados incidem sobre a Fauna, Flora, Floresta, Zonas Húmidas, Água, Oceanos, Poluição Marinha e Costeira, Agricultura Biológica, Alimentação Saudável, Energias, Alterações Climáticas, Consumo Sustentável, Mobilidade, Resíduos Sólidos Urbanos, Reciclagem de Papel e Reutilização de Materiais, entre outros.
Todos os anos, em setembro, é editada uma nova brochura com as atividades de EA planificadas para o ano letivo.
Duração e Local de realização
As visitas, dependendo dos objetivos da atividades a realizar, poderão ter a duração de uma manhã/tarde ou de um dia inteiro. Poderão ser dinamizadas no pólo de Loulé ou no pólo da Pena, bem como noutro local do concelho de Loulé, consoante a natureza da ação em causa. Os grupos serão informados da duração e do local de realização no momento da marcação da atividade.
Plano de Atividades do CA
Disponível para download a partir de setembro. Para aceder à brochura impressa, visite-nos na nossa sede.
Pode consultar as brochuras dos últimos anos:
- Ano lectivo 2019/2020
- Ano letivo 2018/2019
- Ano letivo 2017/2018
- Ano letivo 2016/2017
- Ano letivo 2015/2016
- Ano letivo 2014/2015
- Ano letivo 2013/2014
- Ano letivo 2012/2013
- Ano letivo 2011/2012
Contactos
Para mais informações contacte:
- Associação Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
- Câmara Municipal de Loulé
- Divisão de Ambiente, Espaço Público e de Transportes
- Telefone: 289 400 890
- E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar