Birdwatching no Algarve
Onde observar aves no algarve?
Situado no extremo sul de Portugal, o Algarve é uma das regiões do país mais interessantes para a prática da observação de aves. Aí ocorrem mais de 300 espécies ao longo do ano, entre inúmeras aves de rapina, marinhas, limícolas, patos, passeriformes e muitas outras.
A sua reduzida dimensão de cerca de 5 mil quilómetros quadrados permite ao visitante conhecer vários locais num só dia – desde as montanhas do interior até aos sapais do litoral – com um grande número de espécies diferentes. Para isso contribui também a riqueza paisagística do Algarve, que integra os principais tipos de habitat existentes em Portugal para a ocorrência de avifauna: é este o caso de extensos bosques de sobreiro, estepes e pousios, lagoas costeiras, salinas e sapais.
Cerca de 40 por cento da região é Rede Natura 2000 e a sua maioria é classificada como Zona de Protecção Especial para Aves e Important Bird Area (IBA – Birdlife International). Entre esta extensa rede de espaços com reconhecida importância ornitológica, destaque para a Ria Formosa e para o Sapal de Castro Marim, duas das principais zonas húmidas do país onde ocorrem milhares de aves aquáticas, algumas das quais bem raras, como o Caimão ou a Gaivota de Audouin. De realçar ainda a península de Sagres, o principal corredor migratório de aves de rapina e planadoras de Portugal, por onde passam anualmente a Cegonha-preta, a Águia-imperial e o Abutre-do-egipto.
Estes atractivos naturais, conjugados com os bons acessos da região e com a oferta diversa de alojamento, apresentam o Algarve como um destino de Birdwatching a descobrir, na antítese da vida de praia. Uma experiência ao ar livre a não perder (literalmente) de vista.
Acções de boa conduta
Sempre que recorrer a serviços de empresas de turismo, informe-se se estão licenciadas e se têm as devidas autorizações para desenvolver actividades em áreas protegidas. Privilegie as empresas locais para a realização de actividades de birdwatching, contribuindo para a melhoria da economia local. Por fim, respeite os períodos mais sensíveis para as aves, em especial a nidificação, evitando a perturbação de ninhos, colónias e outros locais de dependência.
Se encontrar uma ave ferida, contacte as seguintes entidades:
- GNR - SEPNA (Lisboa) Tel. (+351) 217 503 080
- SOS Ambiente Tel. (+351) 808 200 520
- RIAS (Centro de Recuperação de Aves da Ria Formosa): Tel. (+351) 927 659 313
- Se detectar um incêndio, ligue 117
- Em caso de emergência, ligue 112
Brochura/Brochure
Poderá aceder AQUI.
Estudos e Equipamentos
Em novembro de 2009 foi apresentado o estudo «Birdwatching no Algarve», promovido pela Região de Turismo do Algarve e desenvolvido pela associação Almargem em conjunto com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Este estudo teve como objetivos identificar os locais mais importantes para a prática do birdwatching no Algarve, apresentar as intervenções necessárias para que cada local reúna condições para a realização da atividade e articular as várias iniciativas regionais numa só estratégia de promoção. Download da presentação do estudo «Birdwatching no Algarve».
Em março de 2011 foi apresentado o projeto de estruturas-tipo necessárias à prática do birdwatching, onde se incluem observatórios, painéis informativos, abrigos e passadiços. Este projeto foi encomendado pela Região de Turismo do Algarve ao gabinete de arquitetura Arquilínea, no âmbito da candidatura «Via Algarviana II», que conta com o apoio financeiro do Programa Operacional Algarve 21. Download da presentação do projeto «Estruturas-tipo para a prática de observação de aves»