Loulé – Cadoiço e Megalapiás
Revelar o que já existe
Com o intuito de promover a valorização ambiental da envolvente da cidade de Loulé, a Almargem selecionou dois locais de grande interesse cultural e ambiental, há muito cobiçados pela associação: a Ribeira do Cadoiço e os Megalapiás do Barrocal. Pretendeu-se garantir as condições necessárias para introduzir, desde já, alguns aspetos complementares – culturais, geológicos, sociais, ambientais -, perspetivando-se assim o futuro destas zonas como local privilegiado de visitação, disseminação e sensibilização ambiental.
Os Megalapiás, formações geológicas, características da paisagem calcária, ocorrem na zona do Barrocal, sendo vários os núcleos conhecidos quer pelas suas dimensões quer pela variedade de formas que apresentam. A principal mancha deste megalapiás localiza-se a norte e noroeste da cidade de Loulé entre o Castelão (S. Sebastião) e Clareanes (S. Clemente), com especial relevância para três áreas que constituíram o principal foco deste projeto: Varejota (Castelão-Pissilveira), Barrocal da Tôr e Malhada Velha (Penedos do Frade).
Estas áreas, para além do valor geológico, encontram-se relativamente bem preservadas do ponto de vista paisagístico e ambiental, valorizando-se assim o estudo, preservação, divulgação e usufruto destes geomonumentos numa visão mais alargada das políticas de conservação da natureza, enaltecendo não só a geodiversidade como também a biodiversidade da região.
Como já acontece noutras zonas do país, onde têm vindo a ser criados Geoparques ou redes de Geossítios e a atual candidatura da CM de Loulé, em conjunto com as CM de Silves e Albufeira, para a criação de um Geoparque que abrange a área destas formações geológicas, é importante que o Município de Loulé possa dar mais um exemplo do seu empenho no desenvolvimento sustentável e na preservação do património natural.
Em relação à Ribeira do Cadoiço, pretendeu-se consolidar e aprofundar os conhecimentos existentes sobre a zona das Encostas do Cadoiço, situada imediatamente a sul da cidade de Loulé.
Esta é uma zona que tem sido alvo de interesse por parte da Associação nos últimos anos por lhe reconhecermos uma importância histórica, cultural e ambiental, atribuindo-lhe assim características de elevado interesse para a sua recuperação e conservação.
Para este local de elevado valor paisagístico existe já um plano municipal de intervenção muito prometedor, designado por Parque Urbano e Agrícola, o qual só terá a ganhar com as mais valias que este projeto lhe pode fornecer, nomeadamente informação técnica atualizada sobre o património natural e cultural, para além de propostas concretas de intervenção ao nível ambiental.
Este trabalho decorreu durante 2019/2020 de forma a possibilitar a inventariação de todas as espécies presentes na área.
Materiais disponíveis
- Seminário Final do projeto
- Brochura “Encostas do Cadoiço"
- Brochura “Campos de Lapiás"
- Percurso "Encostas do Cadoiço" (.gpx)
- Percurso "Encostas do Cadoiço" (.kml)
- Percurso "Campos de Lapiás" (.gpx)
- Percurso "Campos de Lapiás" (.kml)
AVISO: Os percursos pedestres não estão sinalizados no terreno.