REASE
Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas (REASE) foi um projeto que pretendeu iniciar, no Algarve , a consolidação de alguns dos meios humanos e materiais essenciais para garantir a respetiva sustentabilidade, capacitar docentes e outros técnicos de EA e sensibilizar crianças, jovens e a população em geral para a importância dos ecossistemas como prestadores de serviços ao nível do Planeta e da Humanidade.
Numa primeira fase, foram desenvolvidas diversas ações centradas em ecossistemas costeiros e dulceaquícolas , cobrindo as diversas tipologias definidas pelas normas da candidatura em causa, e inseridas em duas das suas três áreas - chave: valorização do território e descarbonização da sociedade.
Este projeto foi financiado no âmbito do FUNDO AMBIENTAL do Ministério do Ambiente, e teve como coordenadora a Associação Almargem integrando na Equipa Técnica do projeto entidades como a Universidade do Algarve/CCMAR, o Centro de Ciência Viva do Algarve (Faro), o Centro de Ciência Viva de Tavira, o Agrupamento de Escolas João de Deus e os Centros de Formação de Professores - Ria Formosa (Faro e Olhão), Levante Algarvio (Vila Real de St António, Tavira, Castro Marim e Alcoutim) e Litoral à Serra (Loulé e S.Brás de Alportel).
Objetivos
Estabelecer uma rede entre várias instituições da região algarvia, tendo como meta o planeamento e desenvolvimento de projetos de educação ambiental na área dos serviços ecossistémicos (SE ́s) , isto é, os serviços que os ecossistemas fornecem à humanidade, nomeadamente de provisionamento (fornecimento de alimentos, água, matérias primas e outros recursos), de regulação (descarbonização do mar e da atmosfera, regulação do clima, controlo de doenças, purificação das águas, proteção costeira, controlo da erosão,...), de suporte (ciclos de nutrientes, produção primária. biodiversidade,...) e culturais (benefícios educacionais, estéticos, espirituais e recreativos). No âmbito da tipologia “Efeito Multiplicador” (onde se incluem as ações de formação) constituem objetivos do REASE:
- Capacitação de docentes, quadros da administração local, técnicos das organizações não - governamentais e de outras instituições públicas ou privadas, bem como os cidadãos em geral sobre o te ma dos serviços ecossistémicos;
- Criação de uma incubadora de projetos de Educação Ambiental formal dotada das condições materiais, técnicas e humanas para a elaboração, implementação e replicação de projetos inovadores de educação ambiental na área dos serviços ecossistémicos.
Centro de Recursos
A Associação Almargem disponibiliza material obtido em diferentes projetos para a utilização gratuita e temporária por parte de entidades de educação ambiental sem fins lucrativos.
Listagem de material disponível obtido através do projeto REASE, financiado pelo Fundo Ambiental em 2017.
5 x Binóculos Adulto (Olympus Nature 8x40 DPSI)
5 x Binóculos Criança (Olympus Outdoor 8x21 RC II WP)
12 x redes (6 de malha 500μ e 6 de malha 2mm)
6 x camaroeiros
4 x Lupas binoculares 20x
4 x Lupas estereoscópicas trinoculares
2 x Mesas desdobráveis de campismo (6 pessoas)
- Cadoiço e Foz do Almargem
- Património Natural do Vale da Asseca
- Guia de Roteiro de Descoberta de Natureza (Ribeira do Cadoiço)
- Guia de Roteiro de Descoberta de Natureza (Trafal e Foz do Almargem)
- Guia de Roteiro de Descoberta de Natureza (Fonte Benémola)
- Guia de Roteiro de Descoberta de Natureza (Vale da Asseca)
Todas estas publicações, em formato PDF, podem ser descarregadas diretamente e de forma gratuita no portal da associação (www.almargem.org > Publicações).
A requisição do material terá que ser feito mediante o preenchido de um termo de responsabilidade, disponível aqui: DESCARGA
O termo deve ser preenchido na sua totalidade e devolvido via correio ou e-mail.