Biodiversidade a Seus Pés
O Projeto “Biodiversidade a Seus Pés”, resultou da aprovação de uma candidatura feita ao Programa da Rede Rural Nacional, inserindo-se na área de intervenção "Capitalização da Experiência e do Conhecimento". A operação enquadra-se na temática da Biodiversidade e foi ao encontro dos objetivos inerentes ao Ano Internacional da Biodiversidade (2010). Apresenta também uma forte componente de disseminação da informação, assentando nas boas práticas agrícolas e bons exemplos de gestão e cooperação entre os valores naturais e as populações, requisitos chave para o sucesso do PRRN.
Objetivos
- Proporcionar uma ferramenta informativa de apoio aos agentes locais, instituições públicas, associações, escolas e público em geral, com informação variada sobre a Biodiversidade do Mundo Rural Algarvio, para apoiar atividades educacionais, serviços de animação turística, entre outros;
- Enriquecer a oferta turística da região, especialmente das zonas rurais e florestais, ao nível do Ecoturismo;
- Contribuir para a dinamização do Ecoturismo no Algarve, fomentando parcerias com outrosprojetos em execução na região;
- Divulgar o património natural e rural da região e reforçar a sua mais-valia económica enquanto atracão turística e motivo de visitação da região.
O que é este projeto?
Esta iniciativa é composta por duas componentes principais, a disponibilização de uma base de dados com informação das espécies que ocorrem no Algarve (incluindo a sua distribuição no Algarve) e na promoção e a divulgação de cinco locais representativos da região – Hotspots – que por sua vez aliam as boas práticas agrícolas e florestais à biodiversidade.
O projeto teve início a 5 de dezembro de 2011 e até ao momento, no âmbito deste projeto, foram produzidos vários materiais disponibilizados neste portal:
- Folheto Informativo sobre o Projeto “Biodiversidade a Seus Pés”;
- Base de Dados Biodiversidade a Seus Pés;
- “Hotspots do Algarve Rural”;
- Cartazes ilustrativos do 5 Hotspots;
- Dois jogos on-line, alusivos à biodiversidade do mundo rural;
- Manual de Boas Práticas Agrícolas para a Gestão da Biodiversidade.