Rota Vicentina
O que é a Rota Vicentina?
Para além da implementação do caminho, o projecto prevê também a sua integração na oferta turística e comunidade local e a divulgação a nível nacional e internacional.
Concebida como estrutura pública, a Rota Vicentina pretende afirmar-se como uma característica definidora da região, viabilizando o seu usufruto através de uma das práticas mais naturais à condição humana – a caminhada – e contribuindo de forma inequívoca para a sustentabilidade do mundo rural, através da dinamização da actividade económica, estímulo das actividades e serviços já existentes, manutenção e reforço das tradições e cultura locais, incentivo à criação de novos negócios e promoção do destino fora das épocas de maior afluência.
A beleza da paisagem, o património natural, histórico e cultural, os recursos turísticos e a natureza pública dos caminhos, foram os principais critérios seguidos no processo de escolha do traçado, composto por caminhos existentes e formado pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, itinerários que se complementam revelando a verdadeira essência do Sw de Portugal.
Uma experiência inesquecível.
Caminhar por entre diversos trilhos num contacto direto com a natureza é um dos desafios lançados pela Rota Vicentina. Explore a costa sudoeste de Portugal, ao longo de 350 quilómetros, entre Santiago do Cacém, no Litoral Alentejano, e o Cabo de São Vicente, no Algarve, nada foi deixado ao acaso e a pensar nos menos experientes em caminhadas, a Rota Vicentina lançou cinco percursos circulares para dar a conhecer os lugares e as aldeias de Santa Clara–a-Velha, Saboia, São Luís, Troviscais e Almograve, no concelho de Odemira.
Objectivos
- Afirmar o Sw de Portugal como destino internacional de turismo de natureza, sensibilizando todos para a importância ambiental e cultural da região
- Regular a passagem de caminhantes por zonas ambientalmente sensíveis
- Consolidar rede de desenvolvimento (empresas, instituições, população)
- Dotar a região de infra-estrutura pública de usufruto da natureza, aproximando o turista da população local
- Estimular a oferta existente em época média/baixa e criar novas oportunidades de negócio
Parceiros e Promotores
A Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, foi formalmente criada em Julho de 2013 e é a entidade responsável pelo projecto Rota Vicentina. Na sua fase de concepção, foi a Associação Casas Brancas, a entidade coordenadora, em parceria com a associação Almargem, os municípios e juntas de freguesia, entidades locais e regionais, empresas e indivíduos que apoiaram e viabilizaram o projecto a vários níveis.
Trata-se da mais significativa rede de parceiros, públicos e privados, unidos numa iniciativa conjunta em prol dos interesses do turismo e do desenvolvimento da região.
Gestão e Coordenação do projecto
|
Concepção e Implementação do projecto
|
Co-promotora para a região do Algarve (Concepção) |
Municípios
Juntas de Freguesia
Santiago do Cacém, União das Freguesias de S. Domingos e Vale de Água , Cercal do Alentejo, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, S. Luís, Longueira/Almograve, Odemira (S. Salvador e Santa Maria), Boavista dos Pinheiros, S. Teotónio, Sabóia, Santa Clara-a-Velha, Odeceixe, Rogil, Aljezur, Bordeira, Vila do Bispo/Raposeira e Sagres.
Mais informações
Pode obter mais informações e mapas em: