Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
Um evento promovido pela Câmara Municipal de Olhão em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e com a Almargem a colaborar na organização do programa de actividades de animação cultural e ambiental que contemplou um vasto conjunto de iniciativas, incluindo passeios temáticos, ateliers, pequenos cursos (ex. jardinagem sustentável), actividades desportivas e de relaxamento etc.
Primeira edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
O Município de Olhão promoveu, de 27 a 30 de Julho de 2006, a primeira edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, uma iniciativa com características inéditas em Portugal na área do Ambiente, da Conservação da Natureza e da Sustentabilidade. Este projecto foi realizado em parceria estratégica com o Instituto da Conservação da Natureza e contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República. A realização coincidiu com as comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza (dia 28 de Julho) e teve como principal objectivo, sensibilizar a sociedade portuguesa para as oportunidades de desenvolvimento sustentável e preservação da biodiversidade nestes espaços privilegiados, partindo de um conceito moderno e transdisciplinar do tratamento da temática ambiental.
Este projecto inovador decorreu da estratégia de implementação de um modelo de desenvolvimento baseado nos princípios da sustentabilidade e pretendeu consolidar-se a nível nacional enquanto evento regular de referência na área do Ambiente. O projecto envolveu diversas parcerias com entidades nacionais e estrangeiras, tendo sido desenhado no sentido de se constituir uma plataforma nacional para a apresentação e discussão de projectos, produtos e serviços desenvolvidos pelos Parques, agentes económicos e organizações ligadas à conservação da natureza, turismo de natureza e ambiente. Possuiu, ainda, um extenso programa que incluiu, entre outras acções, um ciclo de conferências e debates temáticos dedicados ao desenvolvimento sustentável, acções de educação ambiental, cinema, música, workshops e exposições de Bioarte e ECODESIGN, bem como uma área dedicada à restauração e produtores biológicos.
Segunda edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
A inauguração da II edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente teve lugar a 26 de Julho de 2007, às 18h, no Jardim Pescador Olhanense. O evento reúniu a totalidade das Áreas Protegidas portuguesas, bem como Áreas Protegidas estrangeiras e algumas das mais destacadas organizações que desenvolvem a sua actividade em torno do Desenvolvimento Sustentável e da Defesa do Ambiente. A programação incluiu a realização do “Seminário do Algarve sobre Alterações Climáticas” que com o objectivo de difundir informação sobre o tema e suscitar o debate sobre as implicações das alterações climáticas nos Parques Naturais e outras áreas protegidas. Paralelamente, decorreram exposições sobre alterações climáticas, design sustentável e eco-design.
Cartazes da II, III e IV edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
Terceira edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
Com o objectivo de mobilizar o País e a sociedade para a preservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável nas áreas protegidas promoveu-se de 24 a 27 de Julho de 2008 a 3ª edição do evento Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente. Realizou-se um vasto programa de actividades outdoor dinamizado por um grande número de empresas ligadas ao desporto e ao turismo de natureza. O Parque Natural da Ria Formosa e a Quinta de Marim foram também palco de várias iniciativas atractivas como a realização de passeios de interpretação da natureza, passeios de burro e de barco, palestras temáticas, exposições, workshops e acções de voluntariado no centro de recuperação de aves selvagens. O programa incluiu também a realização de um importante Seminário Internacional sobre Ecoturismo que terá lugar no auditório da Quinta de Marim. Ainda no recinto da Feira, no Jardim Pescador Olhanense, o público pôde degustar e comprar produtos tradicionais e biológicos, consultar e adquirir livros e publicações numa mostra de livros sobre ambiente e conservação da natureza e usufruir de passeios diários de charretes e de City Cruisers. No mercado municipal e na galeria da Restauração pôde também visitar a exposição de design sustentável DesignForFuture08 - Artesanato POP, e na sede do Parque Natural da Ria Formosa, conhecer a aclamada exposição “H20 - Fotobiografia da Água”, da autoria do fotógrafo Paulo Magalhães.
Quarta edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
A realização em Olhão da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente surge na sequência do trabalho efectuado nos últimos anos pela Câmara Municipal, pelo Parque Natural da Ria Formosa e outros parceiros, com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável na região do Algarve e no País. Estando a vivência do concelho de Olhão intimamente ligada à existência da Ria Formosa, sente-se a cada dia a necessidade de reflectir e discutir sobre a forma de aproveitar essa riqueza sem a comprometer para as futuras gerações. Foi pois com naturalidade que o Município de Olhão se associou ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) com o objectivo de mobilizar o País e a sociedade para a preservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável nas áreas protegidas. De 9 a 12 de Julho de 2009, em Olhão, teve lugar a 4ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente. Com este evento pretende-se mobilizar a sociedade para as questões da Biodiversidade, divulgar as Áreas Protegidas (AP) e contribuir para o desenvolvimento sustentável das mesmas. Nesta Feira estiveram representadas não só as Áreas Protegidas portuguesas como também algumas estrangeiras, organizações não governamentais de ambiente (ONGA), associações e empresas da área do ambiente, com destaque para o turismo de Natureza. O programa foi muito variado, dele constando um Seminário Internacional “Água e Turismo”, workshops temáticos, uma mostra nacional sobre Turismo de Natureza, actividades “outdoor”, acções na Quinta de Marim (Parque Natural da Ria Formosa), mercado de produtos tradicionais e biológicos, degustação dos sabores do Algarve, exposição “Design for future ‘09″, mostras de fotografia e pintura, ateliers e acções de sensibilização /informação ambiental, incluindo percursos interpretativos, apresentação de projectos de conservação da Natureza e requalificação ambiental, bem como concertos com órgão de água.