EcoFest
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cultura/detalhe/festival-ecofest-junta-musica-com-ambiente.html
Festival Ecofest junta música com ambiente, um evento iniciado em 2008 na vila de Odeceixe e caracterizado por unir as vertentes de música e ambiente num só evento, contou com cerca de 5000 participantes na primeira edição.
A Almargem foi promotora da 1º edição do novo Festival que nasceu na costa Vicentina, aliando as características naturais e paisagísticas da zona, à música tradicional. Este Festival de Música e Ambiente de Odeceixe, celebrou o património musical, cultural, ambiental, natural e paisagístico, com duas vertentes que se cruzam permanentemente, Música e Ambiente.
O EcoFest decorreu de 15 a 17 de Agosto de 2008 em 3 locais: Praia de Odeceixe, Largo da vila e Espaço EcoFest (Recinto de Jogos); os dois primeiros durante o período diurno e o último pela noite dentro.
O EcoFest teve naturalmente uma preocupação ambiental, pelo que tentoureduzir ao máximo todos os desperdícios resultantes do próprio festival. Todos os materiais resultantes do EcoFest serão reciclados ou sempre que possível reutilizados. Tudo para garanatir ao máximo um bom ambiente para as próximas gerações.
Praia de Odeceixe
Programa Musical
O EcoFest recebeu durante 3 dias um vasto programa musical que apostou nas sonoridades ligadas à música tradicional ou à world music. Um género musical acessível a todas as faixas etárias, que se assume como legado cultural ou como património imaterial de um povo. Um programa que segue a filosofia do EcoFest: a de apostar na divulgação e celebração do património, seja ele ambiental, natural ou paisagístico (vertente Ambiente do festival) ou cultural (vertente Música).
Do programa constaram nomes locais (Violas Campaniças), regionais (Compassos do Tempo, Pelivento, Som Com Tom, DJ Norton), nacionais (Matias, Dazkarieh, tAnirA, DJ António Pires, DJ Osga) e internacionais (Mussel, Rare Folk).
Programa Ambiente
Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, inquestionavelmente uma das zonas mais belas do nosso país, onde a natureza selvagem ainda prevalece e um local escolhido por muitas pessoas para passar as suas férias. Aí existem centenas de espécies de plantas e animais – algumas únicas no mundo – e também uma geologia com aspectos singulares.
Este festival foi inovador na maneira como integra as actividades ligadas ao ambiente com a diversão proporcionada pela música. Teve como objectivos promover a preservação dos valores naturais e as actividades de descoberta da natureza, bem como a sensibilização do público para as questões ambientais, associados ao bem-estar e divertimento.
Convido-se a todos para nos acompanharem em passeios pela natureza, burricadas, passeios de bicicleta, aulas de Yoga na praia, percursos interpretativos da natureza, observações astronómicas, ateliers vários para miúdos e graúdos, reflexologia, entre outras actividades em profundo respeito pela natureza.