Espécie

Turdus pilaris (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Tordo-zornal, Tordo-francês, Zorzal

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 25 cm de comprimento. O seu peito de matiz castanho-claro-amarelado é intensamente malhado. A cabeça, nuca e uropígio são cinzentos. O uropígio cinzento é uma característica particularmente útil em voo. As asas e o dorso são castanho-avermelhados e a cauda é preta, O padrão das marcas da cabeça e da face produzem uma expressão “zangada”.


Ecologia

Em Portugal frequenta uma grande diversidade de habitats, incluindo olivais, matos, montados abertos, vinhas, pastagens e plantações de bétulas e de coníferas. Está presente, no nosso país, sobretudo de Novembro a Fevereiro. Alimenta-se de frutos ou bagas.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

Amplamente distribuído nas latitudes médias e elevadas da Eurásia, invernando nos
sectores mais meridionais desta região, incluindo o Médio Oriente e o Norte de África.
Em Portugal distribui-se por todo o território continental, embora seja francamente mais
abundante no Norte do que no Sul. No Algarve pode observar-se na zona de Sagres e nas serras de Monchique e do Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/