Espécie

Certhia brachydactyla (Brehm, 1820)

Nome Comum

Trepadeira-comum, Trepadeira-do-sul, Amarinhadeira, Subideira, Trepa-pinheiros

  • Certhia brachydactyla

Características

Espécie com aproximadamente 13 cm de comprimento. Tem uma forma bastante peculiar, com o seu bico comprido e encurvado, o corpo rechonchudo e compacto e a cauda ligeiramente comprida. O dorso e as asas são acastanhadas com marcas, e as partes inferiores são brancas.


Ecologia

Frequenta pinhais, soutos, carvalhais, montados de sobro e de azinho, matas ripícolas, amendoais, olivais, pomares e, mais raramente, eucaliptais. Pode frequentar zonas urbanas e gosta particularmente de árvores velhas, sítios escolhidos muitas vezes para construir o ninho. A época de reprodução desta espécie parece iniciar-se em Março e prolonga-se até Junho. As posturas são compostas por 6 a 7 ovos, que são incubados entre 13 a 15 dias. A sua dieta consiste na captura de invertebrados, nomeadamente larvas ou pupas de insectos e aracnídeos, que extrai de fendas na casca e ramos de árvores.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se por quase toda a Europa temperada e norte de África. Em Portugal, ocorre por todo o país. No Algarve pode ser observada na ria Formosa, no estuário do Arade, na ria de Alvor e nas serras de Monchique e Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/